Trabalhadores do Arsenal do Alfeite marcam Plenário Geral

Na Quinta-Feira dia 17 de Novembro, às 9h15 na Praça da Portela, no Laranjeiro

Na Quinta-Feira dia 17 de Novembro, os trabalhadores do Arsenal do Alfeite vão deslocar-se ao exterior em Plenário Geral, realizando uma concentração na Praça da Portela (Laranjeiro), “a fim de partilhar preocupações e posições sobre a grave situação actual do estaleiro com a população e com a autarquia local”.

A saída dos trabalhadores acontecerá pelas 09h15, no Portão Verde da Base Naval de Lisboa (Rua José Carlos de Melo – Laranjeiro – Almada), seguida de percurso a pé até à Praça da Portela, onde se concentrarão.

Em comunicado, os trabalhadores deste estaleiro em Almada revelam também que vão aderir à Greve Nacional convocada pela Frente Comum para dia 18 de Novembro, estando “em luta por uma actualização salarial que permita repor poder de compra, pela admissão de mais trabalhadores, pela modernização e reequipamento do estaleiro e pelo desbloqueamento da situação de 45 trabalhadores que estão congelados na carreira desde 2018 por inacção do Governo”.

Quando está em preparação o Orçamento do Estado para 2023, a estrutura defende que este é o «momento indicado» para resolver a situação do investimento no Arsenal do Alfeite em infra-estruturas, nomeadamente em meios de docagem, modernização de oficinas e ferramentas e equipamentos.

«Quando o actual Governo afirma que quer apostar na indústria aeroespacial, na indústria ferroviária, quando Portugal está na vanguarda “da guerrilha tecnológica”, através da Marinha, não pode deixar de apostar» no Arsenal do Alfeite, insiste a Comissão.

Os trabalhadores defendem que a infra-estrutura não deve ser olhada como uma «repartição» e criticam a cativação de verbas, que dificultam o cumprimento das obrigações do Alfeite

O plenário de trabalhadores, que garantem renovar “o compromisso de continuar a lutar, até onde for necessário, por um Arsenal do Alfeite público, ao serviço da Marinha e do país”, contará com a presença de Ana Pires, da Comissão Executiva da CGTP-IN.

, , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

Um pensamento em “Trabalhadores do Arsenal do Alfeite marcam Plenário Geral

Comentários estão fechados.