Trafaria | Projecto-piloto de manuais digitais

Escola Básica da Trafaria estuda com manuais digitais no próximo ano lectivo

É já a partir do próximo ano lectivo, que os alunos da Escola Básica 2,3 da Trafaria, vão fazer parte da fase 3 de um projecto-piloto onde se abandona o papel e se estuda a partir de manuais digitais. Implementada para os alunos do 2º e 3º ciclos, esta desmaterialização dos manuais escolares, visa ser alargada a todo o país até 2023.

A iniciativa Capacitação digital das escolas – 2022/2023 está na base deste projecto, proposto pelo Ministério da Educação aos estabelecimentos de ensino interessados e capacitados para o acompanharem. A Escola Básica 2,3 da Trafaria é pequena, o que é ideal para a participação no projeto-piloto. Esta iniciativa também visa um futuro mais ecológico e sustentável, e para isso a escola já foi dotada com computadores para todos os alunos e professores.

Esta iniciativa insere-se no programa para a transformação digital das escolas e promoção da competência digital dos alunos. O seu objectivo é incentivar o desenvolvimento de estratégias inovadoras e criadoras de mudança que terão impacto positivo na gestão escolar, na qualidade do ensino, nas aprendizagens e nos resultados escolares. Esta iniciativa também visa um futuro mais ecológico e sustentável, e para isso a escola já foi dotada com computadores para todos os alunos e professores.

Relativamente aos alunos os objectivos são os de fomentar a literacia da informação e dos media; a comunicação e colaboração; a criação de conteúdos; o uso responsável do material digital e; a resolução de problemas. Também visa estimular e motivar os docentes para desenvolverem e melhorarem as suas competências digitais, permitindo-lhes recorrer a tecnologias digitais, colocando-as ao serviço de uma educação e formação de elevada qualidade. 

A escola Fernão Mendes Pinto já faz parte desta iniciativa no nível de ensino secundário.

A Capacitação digital das escolas faz parte do Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal e, está inserida na Capacitação e Inclusão Digital das Pessoas, o primeiro pilar desse plano. Este plano insere-se na política europeia de Educação Efectiva na Era Digital.

O Programa de Digitalização para as escolas é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, ,