Transtejo volta a prolongar ajuste de horários até 29 de Dezembro
Transportadora fluvial perdeu duas caraterísticas fundamentais a qualquer sistema de transportes públicos: previsibilidade e fiabilidade
A Transtejo voltou a anunciar no seu site que “por persistência dos constrangimentos operacionais, continua em vigor o novo Horário aos Dias Úteis, na ligação fluvial de Cacilhas.” ao Cais do Sodré até dia 29 de Dezembro.
De salientar, que tem havido interrupções frequentes na mesma ligação que duram horas, como no passado dia 14 de Novembro; 7, 16, 19, 23 e 25 de Outubro; 2, 7, 11 e 19 de Setembro, mencionando apenas os dois últimos meses. O transporte fluvial perdeu assim duas das características fundamentais a qualquer sistema de transportes públicos: a previsibilidade e fiabilidade. Os utentes nunca sabem quando, nem por quanto tempo, o serviço vai falhar, numa linha que é um dos meios mais importantes na deslocação da populção do concelho de Almada para Lisboa. O problema arrasta-se há anos, tendo piorado muito em 2023 desde que a Transtejo iniciou o ajuste de horários, devido à supressão de carreiras.
Não se vislumbra o fim deste ajuste de horários, que no fundo é uma diminuição em cerca de 30% na oferta de transportes públicos, nas ligações fluviais entre Cacilhas e o Cais do Sodré, que veio reduzir ainda mais a mobilidade dos almadenses desde Maio do corrente ano. Os avisos que se iniciaram como mensais, repetem-se agora quinzenalmente, arriscando tornarem-se algo definitivo, nunca assumido como tal e, que acaba também por tornar-se um incentivo à utilização do transporte individual nas deslocações para Lisboa, com consequências nefastas nas metas de sustentabilidade ambiental e descarbonização.
Recorde-se que no final do mês de Maio a Transtejo anunciou que os horários em dias úteis na ligação fluvial entre Cacilhas e o Cais do Sodré sofreriam alterações, que se manteriam em vigor até 22 de Junho. A 22 de Junho prolongou esta situação até dia 22 de Julho. A 28 de Julho surgiu novo anúncio com data final de 11 de Agosto e, a 10 de Agosto o anúncio repetiu-se até início do mês de Setembro. No dia 5 de Setembro a situação voltou a repetir-se com a data de 15 de Setembro, seguidamente até 29 de Setembro, volta a repetir-se até 13 de Outubro, depois até dia 27 de Outubro e, mais uma vez até 10 de Novembro. A alteração que inicialmente vigoraria apenas um mês, passou a vigorar seis.
Aos fins de semana e feriados os horários mantém-se sem nenhuma alteração. Pode consultar os horários em tempo real aqui e na aplicação TTS
O ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, declarou no dia 25 de Outubro, na sua audição parlamentar na comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, que “as avarias e a frota insuficiente foram os motivos responsáveis por 43% e 47%, respectivamente, das viagens suprimidas na Transtejo. ” Acrescentou ainda que “no caso de Cacilhas, a operação realiza-se com menos um navio do que o necessário”, salientando que “os constrangimentos só poderão ser ultrapassados com a chegada dos novos navios”. Na mesma ocasião o ministro disse também que “a instalação do posto de carregamento dos navios de Cacilhas está prevista para Junho de 2024”. Prevê-se assim que esta diminuição de mobilidade dos almadenses dure até lá, pois os novos navios da frota necessitam do posto de carregamento para poderem operar.
Recorde-se também, que a operação de renovação da frota da Transtejo, iniciada em 2019, tem até ao momento uma derrapagem de 23 milhões de euros, como noticiámos anteriormente.
Cacilhas, cacilheiros, Cais do Sodré, Dossier Transtejo/Soflusa, mobilidade, prolongamento, transportes colectivos, transportes fluviais, Transportes públicos, Transtejo
Pingback: Transtejo volta a prolongar ajuste de horários até 26 de Janeiro - Almada online
Pingback: Transtejo volta a prolongar ajuste de horários até 23 de Fevereiro - Almada online