O Almada Online é um jornal diário online, de âmbito local, tendo por temática o concelho de Almada e também a informação de carácter nacional que tenha impacto directo neste território e seus habitantes. Aposta numa informação diversificada, abrangendo os mais variados campos de actividade e correspondendo às motivações e interesses de um público plural.
O seu público alvo são os residentes no concelho de Almada, e todos os que mesmo não sendo aí residentes, se interessem pelo que se passa no concelho e com os seus habitantes. Nele os cidadãos podem, em liberdade e pluralismo, procurar os esclarecimentos que necessitem para o exercício das suas opções. O seu principal objectivo é assegurar aos leitores o direito a serem informados com clareza, verdade, rigor e isenção.
O Almada Online verifica as fontes noticiosas utilizadas e procura identificá-las com precisão, reservando-se o direito de analisar, caso a caso, as circunstâncias excepcionais que possam justificar o recurso, nos termos da lei, à respectiva confidencialidade e/ou anonimato, sendo a publicação o garante da sua autenticidade.
O Almada Online hierarquiza o seu noticiário segundo critérios de natureza jornalística, procurando avaliar a sua importância relativa, com a objectividade possível, e não consoante tendências ideológicas.
O Almada Online rejeita o tabloidismo, a devassa da vida privada dos cidadãos, sejam eles figuras públicas ou não e, recusa-se a aderir a campanhas cujo objectivo seja denegrir a reputação de pessoas ou instituições.
O Almada Online é responsável apenas perante os leitores, numa relação rigorosa e transparente, autónoma do poder político e independente de poderes particulares, manifestando esse espírito de independência também em relação aos seus anunciantes e cronistas. O Almada Online não tem qualquer limitação de ordem ideológica, religiosa, étnica, económica ou de género.
Regido pelos Princípios do Jornalismo, da Lei de Imprensa, do Estatuto do Jornalista e do Código Deontológico dos Jornalistas, o Almada Online nunca perde de vista os seus leitores, e o que mais lhes interessa na sua vida diária, numa tentativa de aproximar os cidadãos ao território em que habitam, ou pelo qual se interessam. Mantém uma permanente comunicação com os leitores, sendo um meio para estes terem voz e serem ouvidos.
Em última análise o Almada Online, rege-se pelos valores consagrados na Constituição da República Portuguesa, nos Direitos Humanos, na Democracia e no Humanismo. Defende uma cidadania participada e informada, rejeitando a censura, as fake news, o rumor, o sensacionalismo e a exploração mercantil dos factos. Defende a liberdade de expressão e a de informar.