10ª Semana da Protecção Civil
A iniciativa visa sensibilizar e valorizar os seus serviços e agentes
De 25 de Maio a 2 de Junho, Almada homenageia a Protecção Civil e os bombeiros do concelho com várias iniciativas e eventos públicos.
A Semana da Protecção Civil é uma iniciativa municipal anual, dedicada à sensibilização da população para a importância da Protecção Civil, à valorização do trabalho de todos os seus serviços e agentes, sobretudo o das corporações de bombeiros do concelho. O destaque é a importância da protecção civil na prevenção e protecção de pessoas e bens, e em situações de acidentes graves ou catástrofes.
Pretende-se mobilizar os agentes de Protecção Civil e a população para esta temática, nomeadamente para os fenómenos emergentes resultantes das alterações climáticas, riscos resultantes da actividade industrial, acidentes de viação, incêndios florestais, acidentes domésticos, ondas de frio e de calor, entre outros.
Para Maio e Junho estão programados vários simulacros em escolas e jardins de infância do concelho, proporcionando uma formação práctica às crianças almadenses, sobre medidas de segurança e resposta a emergências.
Dia 25 de Maio às 10h, no Auditório da Junta de Freguesia da Charneca de Caparica e Sobreda (JFCCS) realizou-se uma acção de formação para autarcas, promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e destinada aos membros dos executivos das Uniões e Junta de Freguesia do concelho. Este evento tinha por objectivo capacitar os líderes locais com conhecimentos essenciais sobre Protecção Civil.
O Posto de Turismo da Costa de Caparica, recebe no seu exterior no dia 31 de Maio às 10h, a apresentação do Programa “Praia Protegida”, promovido pela CMA desde 2018, que permite a vigilância e assistência a banhistas durante todo o ano, através de um dispositivo mínimo de prevenção e resposta permanente. O “Praia Protegida” articula-se com o programa “Praia Segura”, promovido pela Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 1 de Junho entre as 10h e as 18h, na Alameda do Parque da Paz, haverá exposição e demonstração de meios da Protecção Civil, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer de perto os recursos e equipamentos utilizados nas operações de socorro e emergência. É também apresentada a Operação “Floresta Segura, Floresta Verde”, que parte do Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, promovido pela Câmara Municipal de Almada (CMA) desde 2001, e tem sido crucial na redução do número de hectares ardidos no concelho, apesar do elevado número de ignições.
Dia 2 de Junho celebra-se o Dia Municipal do Bombeiro, e pelas 10h haverá a já tradicional deposição de coroa de flores no Monumento ao Bombeiro, em homenagem aos bombeiros falecidos, na Praça Comandante José Braz, na Cova da Piedade. Às 11h, na Praça da Liberdade em Almada, haverá apresentação de formatura, seguida de Sessão Solene no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça., tendo também lugar entrega de medalhas e insígnias municipais de Bons, Distintos e Brilhantes Serviços Prestados à Causa Pública, aos bombeiros voluntários do concelho de Almada com 30, 20 e 10 anos de serviço.
A 10.ª Semana da Proteção Civil é uma oportunidade para o envolvimento da comunidade e seu reconhecimento pelo trabalho vital prestado pelos serviços de Protecção Civil e pelos bombeiros do concelho. “A CMA convida todos os cidadãos a participar nas actividades programadas e a colaborar na promoção de uma cultura de segurança e prevenção.”, explica a autarquia em comunicado.
Almada, AMN, Autoridade Marítima Nacional, bombeiros, formação, Praia Segura, Programa Praia Protegida, Semana da Proteção Civil, Serviço Municipal de Protecção Civil, Simulacros, SMPC