Feira Autónoma junta criativos independentes em Almada

Na Biblioteca Central de Almada, no Forum Romeu Correia, nos dias 29 e 30 de Novembro, das 10h às 18h

Partilhe:

A 4ª edição da Feira Autónoma, acontece nos dias 29 e 30 de Novembro, das 11h às 18h, na Biblioteca Central de Almada, no Forum Romeu Correia. Este ano estarão presentes cerca de 60 projectos de criadores, editores e colectivos independentes, provenientes de todo o país, do Brasil, Estados Unidos da América e Argentina. Para além da feira de publicações, haverá também oficinas com artistas participantes na mesma, uma exposição, e a 2ª edição do concurso de fanzines Empurrão. A entrada é livre.

Esta é uma feira cujo objectivo é dar a conhecer o trabalho de artistas independentes das áreas de banda desenhada, ilustração, literatura, fanzines, livros de artista, serigrafia e risografia (técnica de impressão realizada através da impressora Risograph, criada pela empresa japonesa Riso Kagaku Corporation na década de 80 do séc. XX), no fundo todas as possibilidades de uma publicação física auto-editada de forma independente. Também visa fomentar a comunidade, descentralizando e promovendo novos encontros entre os artistas e o público, dando visibilidade a prácticas que operam fora dos circuitos tradicionais. 

Na exposição “Entre” pode ficar a conhecer o trabalho mais recente da artista luso-chilena Amanda Baeza (1990), através de um conjunto de obras de ilustração, banda desenhada, desenho, têxtil, cerâmica e bonecos de pano, que revela a forma como todas estas linguagens se entrelaçam no seu trabalho.

A segunda edição do concurso de fanzines Empurrão, procura promover fanzines dos participantes na feira, e premiar a favorita do público, através do seu voto presencial.

O workshop “Oficina de Encadernação Criativa”, que se realiza a 29 de Novembro, entre as 10h e as 13h, é da responsabilidade da Editions N’Importe Quoi, uma micro editora de livros de um artista das Caldas da Rainha. No dia 30, à mesma hora, o workshop “Karaoke Zine”, está a cargo de O Gato Mariano, o felino que arranha discos, egos e convenções, criado por Tiago da Bernarda. Ambos têm por objectivo “ampliar a participação da comunidade, diversificar experiências e reforçar a Feira Autónoma como um espaço vivo, colaborativo e acessível a todos”, explica a organização em nota enviada às redacções. Ambos os workshops carecem de inscrição prévia (aqui e aqui) pois têm vagas limitadas

A Feira Autónoma surgiu em 2023 em Almada. Foi concebida e organizada por Ana Margarida Matos, artista visual almadense, autora de banda desenhada. O seu trabalho cruza o desenho e as narrativas gráficas, explorando a identidade, alteridade e autorrepresentação. Com forte ligação à edição independente, desenvolve fanzines e publicações autorais, que expõe regularmente em instalações e de objectos narrativos. Tem livros publicados em Portugal, EUA, Letónia, e alguns ensaios e bandas desenhadas publicados em Espanha, Letónia, Eslovénia e Países Baixos. 

©@mita_rota /Cartaz da 4ª edição da Feira Autónoma.
Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , ,