Almada | Rotas Liberais passaram pelo concelho

No passado dia 23 de Julho, as Rotas Liberais passaram pelo concelho de Almada. Rui Rocha, presidente da IL esteve presente

Ontem, dia 23 de Julho, assinalaram-se os 190 anos da vitória do exército liberal sobre os absolutistas na Batalha da Cova da Piedade, decisiva para colocar um fim à Guerra Civil Portuguesa que opôs os “miguelistas” aos “pedristas” na disputa pela sucessão do trono de Portugal. As Rotas Liberais aproveitaram esta celebração histórica, para colocarem Almada no seu mapa.

Foi um dia de agenda preenchida, pois Almada não é apenas palco da batalha da Cova da Piedade, nem tão pouco a freguesia que dá nome ao concelho. “Num concelho onde o urbano convive com o rural, em que a Arriba esconde a praia, em que o rio encontra o mar, onde mais de 40 anos de políticas de esquerda (PCP + PS) tudo têm feito para a deixar escondida e esquecida, o farol Liberal eleva mais uma vez a importância deste pilar da margem sul do Tejo.”, pode ler-se em comunicado enviado às redacções pelo Núcleo Territorial (NT) da Iniciativa Liberal (IL) Almada

Rui Rocha, presidente da IL esteve presente e, na companhia de membros da comissão executiva do partido e da Iniciativa Liberal de Almada, recebeu no paredão da Costa da Caparica o Professor da FCT João Joanaz de Melo, sem qualquer afiliação política com o partido. Este, explicou aos presentes os efeitos da erosão costeira nas praias urbanas da Costa da Caparica, os perigos da erosão da Arriba Fóssil na Trafaria e Caparica, alertou para o facto de existirem áreas com arribas activas e, falou sobre soluções de mobilidade para o concelho e para a freguesia.

Após a caminhada informativa ao longo do paredão, a comitiva do IL desceu a Rua dos Pescadores e visitou o Mercado Municipal, onde conversou com cidadãos e comerciantes para perceber os seus problemas e desejos Seguiu-se um almoço num restaurante da Costa da Caparica, naquele foi um encontro de confraternização entre membros e simpatizantes e, também um sinal de apoio aos empresários locais.

Depois de almoço, Rui Rocha assinalou, com a deposição de uma coroa de flores no coreto do Jardim da Nossa Senhora da Piedade, na Cova da Piedade, os 190 anos da Batalha num momento simbólico, que também teve direito a discursos “para lembrar as virtudes do liberalismo, e a falta que este faz a Portugal”, pode ler-se no mesmo comunicado.

“As rotas liberais são momentos muito importantes para mim. São momentos de presença e de proximidade, que quero muito que sejam marcas da Iniciativa Liberal. Temos de estar no território, estar com as pessoas para conhecer os seus objectivos, as suas dificuldades e os seus projectos, e vermos de que forma o projecto liberal pode potenciar essa vontade das pessoas.”, declarou Rui Rocha, no Jardim da Cova da Piedade. “Aqui nesta praça comemoram-se hoje os 190 anos da concretização do sonho liberal, que teve aqui um episódio marcante, que hoje é património não só dos liberais, mas também do que hoje são as sociedades mais desenvolvidas. A ideia de auto realização, a separação de poderes, a separação entre aquilo que é a intrusão do Estado e a capacidade de nos realizarmos como pessoas e termos liberdade para o fazer.”, acrescentou o presidente da IL.

Perto das 18h a comitiva partiu rumo ao Seixal, para um sunset na zona ribeirinha.

As Rotas Liberais são eventos políticos, promovidos pela IL e pelos seus núcleos territoriais, que contam com a presença do presidente da IL. A primeira Rota Liberal aconteceu em Maio de 2022 no distrito de Braga. Desde esse momento, as Rotas Liberais já percorreram vários distritos e localidades do país. Esta visita a Almada esteve inserida numa rota de dois dias que também englobou visitas a Setúbal e ao Seixal.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , ,