Alerta Covid mantem-se até 31 de Agosto
Peritos recomendam obrigatoriedade de máscaras nos transportes públicos
O Conselho de Ministros aprovou, no dia 28 de Julho, uma resolução que prorroga o estado de alerta a nível nacional no âmbito do combate à Covid-19 até às 23h59 do dia 31 de Agosto de 2022.
“Mantêm-se as regras actualmente em vigor”, assinalou a ministra Mariana Vieira da Silva na conferência de imprensa pós-reunião, deixando uma ressalva: o governo – tendo em conta a redução da mortalidade provocada pela doença neste momento – questionou os especialistas sobre a necessidade de manter a utilização de máscaras nos transportes públicos.
“O parecer neste momento é o de que a utilização das máscaras nos transportes públicos é uma medida que deve ser mantida em função, principalmente, da proteção das populações mais vulneráveis que são utilizadoras desses mesmos transportes”, revelou.
Depois de Agosto, com a chegada do Outono e Inverno, “é possível que tenhamos uma situação de agravamento que possa tornar necessário o recurso a medidas adicionais”. A partir de Setembro, assinalou, inicia-se um novo período de vacinação.
Questionada sobre se está prevista uma nova reunião no Infarmed nesse momento do ano, Vieira da Silva assinalou que “medidas de continuidade não têm suscitado essa necessidade”, mas se se verificar uma “intensificação que torne necessário o regresso de algumas medidas restritivas, tal será naturalmente precedido de uma reunião dessa natureza”.
Agosto, Almada, conferência de imprensa, Covid, especialistas, estado de alerta nacional, máscaras, prerrogação, redução da mortalidade, resolução, Saúde, Transportes públicos, Úteis