Almada | Gloria!
Um filme de Margherita Vicario, em exibição a 8 de Janeiro às 21h, no Auditório Fernando Lopes-Graça
Veneza, 1800. No Instituto Sant’Ignazio, um decrépito orfanato e conservatório, próximo de Veneza, vive Teresa (Galatéa Bellugi), uma empregada muda e solitária. Todos aguardam com expectativa a visita do novo Papa. O mestre da capela esforça-se por criar uma peça musical. No meio da azáfama que esse acontecimento gera, Teresa, que esconde um grande talento, descobre um fortepiano numa sala da escola, e o talento de quatro alunas. Com tudo isto, vai revolucionar a vida do orfanato, e dar nova música às redondezas, criando uma música que surpreenderá o mundo inteiro: a música pop.
Este não é um filme musical, embora tenha algumas das suas características, será mais uma cantata ou ópera bufa pela sua estrutura. A realizadora explicou na sua estreia que, “foram as cenas musicais que ditaram tudo o resto. É a música que conta tudo, que desenvolve a história e lhe dá significado. Cabia-me apenas pôr essa música em imagens.”
A sua intenção foi abordar uma realidade histórica que só agora começa a ser estudada: a existência em Itália entre os séculos XV e XIX de orfanatos ou asilos onde as meninas tinham uma esmeradíssima educação musical, tornando-as em instrumentistas ou compositoras de excelência (ficou célebre o Ospedale della Pietà, onde Vivaldi ensinou), mas cujas obras nunca foram registadas nem transcritas.
O filme, que teve a sua estreia na edição de 2024 do Festival de Cinema de Berlim, narra o talento e a imaginação das mulheres compositoras que viram o seu trabalho escondido das páginas da História. Marca a estreia na realização da estrela pop italiana Margherita Vicario, que também assina a banda sonora.
Ficha Técnica:
Título original: Gloria!
Realização: Margherita Vicario
Argumento: Anita Rivaroli, Margherita Vicario
Produção: Manuela Melissano, Carlo Cresto-Dina
Elenco: Galatéa Bellugi, Carlotta Gamba, Veronica Lucchesi, Maria Vittoria Dallasta, Sara Mafodda, Paolo Rossi, Elio, Natalino Balasso, Anita Kravos, Vincenzo Crea, Jasmin Mattei, Gioele Pagura, Margherita Vicario
Fotografia: Gianluca Palma
Música: Davide Pavanello, Margherita Vicario
Edição: Christian Marsiglia
Género: Drama, Histórico
Origem: Itália, Suíça
Ano: 2024
Duração: 100 min.
Classificação: M/12
Preço: 3,00€ (desconto de 50% jovens e séniores).
Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Auditório Fernando Lopes-Graça uma hora antes do ínico da sessão
"Gloria!", Almada, Auditório Fernando Lopes-Graça, Cinema, Cultura, Drama Histórico, Itália, Margherita Vicario, mulheres compositoras, Música, música pop, orfanato