Almada | Há Música na Casa da Cerca com HUH!
Ciclo de 2023 termina com concerto dos experimentalistas e minimalistas HUH! no dia em que a Casa da Cerca celebra 30 anos de existência
Dia 18 de Novembro, pelas 18h, acontece na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, o o último concerto da edição de 2023 do ciclo Há Música na Casa da Cerca, integrado no sub-programa Música nas Exposições, com a banda HUH!. A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.
No Sábado, a actuação está a cabo de uma banda de música experimental, os HUH!, um quarteto formado por Bruno Ramos (guitarra eléctrica), Guilherme Rodrigues (saxofones), Zé Maria Carreira (saxofones) e Miguel Fernández (bateria).
Formados em 2019, os HUH! inicialmente eram uma banda de free-jazz, misturado a outros estilos, como rock, noise, electrónica, contemporânea, improv, experimental, ambient, minimal, etc.
Guilherme Rodrigues, um dos fundadores, recorda no jornal Público como tudo começou: “Eu, o Bruno e o Zé estávamos os três a estudar na escola do Hot Clube. Já éramos amigos. Nenhum de nós tinha tido uma banda ou um projecto, éramos bastante novos, mas queríamos fazer um. Não nos enquadrávamos assim tanto dentro das directrizes do Hot, queríamos fazer uma coisa mais experimental, e foi então falámos com o Miguel Fernández, que conhecíamos muito mal mas gostávamos da maneira como ele tocava. Juntámo-nos, estivemos bastante tempo a ensaiar, e acabámos por dar os nossos primeiros concertos em 2019.”
“O que temos apresentado agora”, continua Guilherme, “parte mais do trabalho que eu tenho feito com o Zé [ou outro saxofonista do grupo] em duo. Juntámo-nos, escrevemos música e, a estética mudou um bocado. Até ao concerto do CCB o estilo era mais free-jazz, agora é mais contido e minimalista. Antes havia um maior espaço para a improvisação, para solos, e agora isso acontece dentro de moldes específicos.”
A grande variedade de influências e atitudes assumidas dos HUH!, traduz-se numa postura, perante a composição de cada peça ou concerto, como um sistema independente, em que as regras podem ser muito diversas. Daí surgem constantes processos de metamorfose e colaborações com outras entidades, para diferentes ocasiões.
A “Música nas Exposições” propõe “a apresentação de composições musicais que interagem com as obras de uma exposição ou com o seu espaço envolvente”, descreve a organização.
Esta é a 9.ª edição do programa Há Música na Casa da Cerca, desenvolvido pela Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea em parceria com a PontoZurca – estúdio de gravação. Realiza-se anualmente em vários espaços da Casa, apresentando uma selecção musical eclética, nos formatos Música nas Exposições e Concertos ao Pôr do Sol.
Almada, Ao Vivo, Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, Concerto, Cultura, experimental, Há Música na Casa da Cerca, HUH!, minimalista, musica, Música nas Exposições