Almada | O Silêncio de Julie

Um filme de Leonardo Van Dijl, em exibição no Auditório Fernando Lopes-Graça, dia 14 de Maio pelas 21h

Partilhe:

Julie (Tessa Van den Broeck) é uma atleta promissora numa academia de ténis de elite, cuja vida gira em torno da modalidade que escolheu. Fica bastante transtornada com a notícia de que uma jovem chamada Aline, ex-atleta de topo do clube anos antes, se suicidou depois de ter abandonado o ténis e sofrido uma depressão. Quando o seu treinador Jeremy (Laurent Caron), é alvo de uma investigação e subitamente suspenso. Todas as jogadoras do clube são encorajadas a falar, caso tenham passado por algo semelhante. Julie decide ficar em silêncio, um grito mudo, não cooperando com as investigações, o que trará repercussões psicológicas.

Um filme que aborda o tema relevante dos abusos sexuais e as relações de poder no mundo do desporto, mais especificamente as relações entre atletas e treinadores mundo do ténis, com suspense e mistério. Este foi um assunto evitado na alta competição até há bem pouco tempo, que aqui mostra uma forma de reacção, que cala e torna uma situação de stress num trauma. É uma obra introspectiva e pesada, que exige atenção e sensibilidade do público

Tessa Van den Broeck tem neste papel principal a sua estreia no cinema. Trabalhou a sua personagem com a ajuda de antiga estrela de ténis Naomi Osaka, cuja experiência pessoal com ansiedade em competição é parte de Julie.

O filme é a estreia nas longas do realizador belga Leonardo Van Dijl e estreou no Festival de Cinema de Cannes, onde recebeu os prémios Gan Foundation de Distribuição e SACD. Foi também nomeado para o LUX – Prémio Europeu do Público para o Cinema, promovido pelo Parlamento Europeu.

A sessão terá a presença especial de Ana Marciano da UMAR Almada, Sónia Reis e Inês Cardoso do Gabinete de Apoio à Vítima de Almada (APAV)

©DR / O novo treinador não força Julie a falar sobre o assunto, mas mostra-se disponível para a ouvir.

Ficha Técnica:

Título original: Julie zwijgt
Realização: Leonardo Van Dijl
Argumento: Ruth Becquart, Leonardo Van Dijl
Produção: Gilles Coulier, Gilles De Schryver, Wouter Sap, Roxanne Sarkozi, Delphine Tomson
Elenco: Tessa Van den Broeck, Grace Biot, Alyssa Lorette, Ruth Becquart, Koen De Bouw, Pierre Gervais, Claire Bodson, Laurent Caron, Tijmen Govaerts, Sofie Decleir, Stefan Gota, Julliette De Hous, Noah Lecloux, Luca de Maar, Qays Jahier, Tommy Buyl, Tamara Tricot, Tuur van Boxem, Ahlaam Teghadouini, Cil Neirinckx
Fotografia: Nicolas Karakatsanis
Música: Mounir Hathout
Edição: Bert Jacobs, Ludo Troch
Género: Drama
Origem: Países Baixos, Suécia
Ano: 2024
Duração: 100 min.
Classificação: M/12

Preço: 3,00€ (desconto de 50% jovens e séniores).

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , ,