Almada recebe Sons de Outono
O festival de música de Almada realiza-se de 28 de Setembro a 26 de Outubro, em várias igrejas do concelho
De 28 de Setembro a 26 de Outubro, Almada convida a assistir ao Festival Sons de Outono. São cinco concertos agendados em igrejas , todos de entrada livre e sempre ao Sábado.
A edição de 2024 do Festival de Música de Almada – Sons de Outono, fica marcada pelo final do ciclo de programação dedicado a: Tempo 2022, Modo 2023 e Palavra 2024; e pelo desaparecimento prematuro do seu director artístico de sempre, Fernando Pêra. Assim, a 15ª edição deste festival é realizado sob o lema “A Palavra”.
A Música é uma Arte onde o recurso à Palavra não é obrigatório, mas nos concertos deste ciclo, a Palavra estará sempre presente. A edição deste ano vai passar por igrejas em Almada, Cacilhas, Cova da Piedade e Laranjeiro.
A 28 de Setembro às 21h, os Sons de Outono inicia-se na Igreja de Nossa Senhora de Fátima no Laranjeiro, onde se irá escutar a Palavra cantada pelo coro “Voces Caelestes”, e música dos solistas Mariana Castello-Branco e Christian Lujan. Serão apresentadas obras de Bach e Fauré.
A 5 de Outubro às 19h, na na Igreja Matriz da Cova da Piedade, o “Alis Ubbo Ensemble” interpretará quartetos de cordas de Bruckner e Joly Braga Santos. A Palavra, neste concerto, será dada a Piedade Braga Santos, filha de Joly Braga Santos.
Beatriz Cortesão (harpa) e Alexis Hatch (violino) destacarão Bach, Saint-Saëns e António Fragoso, na companhia da Palavra da actriz Teresa Macedo a 12 de Outubro às , na Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Cacilhas.
No dia 19 de Outubro às 19h, na Ermida de São Sebastião, em Almada, a violoncelista Raquel Reis e a actriz Anna Eremin vão “conversar” recordando Paulo Gaio Lima.
Para terminar, no dia 26 de Outubro às 19h, no Seminário de São Paulo em Almada, onde a Palavra se reflectirá nos comentários ao concerto, os “Alla Bastarda” vão fazer ecoar música de Corelli, Geminiani e Pedro Lopes Nogueira.
Neste Sons de Outono haverá música desde o séc. XVII; os aniversários de Braga Santos, Bruckner e Fauré, serão assinalados; e será dado destaque à música portuguesa. Cerca de 40 artistas participam na edição deste ano.
Pode consultar o programa completo aqui.
15º Festival Sons de Outono, A Palavra, Almada, cacilhas, concertos, Cova da Piedade, Cultura, igrejas, Laranjeiro, Música, Música Erudita