Almada | Recolha de electrodomésticos ao domicílio

Pode agendar a recolha de electrodomésticos volumosos ao domicílio.

A partir de agora pode solicitar a recolha de electrodomésticos volumosos ao domicílio. Para assinalar esta cooperação com a Câmara Municipal de Almada, o Electrão – Associação de Gestão de Resíduos participou ontem, dia 10 de Dezembro, no lançamento deste serviço com a dinamização do Jogo da Reciclagem no Mercado de Natal Amigo da Terra.

Numa primeira fase, de arranque deste projecto, o serviço vai funcionar em Almada, Cacilhas, Cova da Piedade, Pragal, Laranjeiro e Feijó.

Para solicitar o serviço, os munícipes devem ter pelo menos um electrodoméstico volumoso para encaminhar para reciclagem, como uma máquina de lavar ou um frigorífico. No momento da recolha podem aproveitar para entregar outros pequenos equipamentos eléctricos fora de uso, lâmpadas ou mesmo pilhas e baterias usadas.

As recolhas são gratuitas e podem ser agendadas em articulação directa com o Electrão (800 262 333). A equipa de recolha assegura a movimentação do equipamento entre a casa, arrecadação ou garagem, até ao veículo de transporte, encaminhando depois os materiais para reciclagem. As recolhas são realizadas ao domicílio, nos dias úteis, entre as 9h30 e as 17h.

Ricardo Furtado, director-geral adjunto do Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, afirma que “esta ligação directa com o munícipe permite desencadear a recolha de mais equipamentos, sobretudo de pequena dimensão, que estão esquecidos nas gavetas, como telemóveis antigos, pilhas ou lâmpadas. Este projecto tem o mérito de ajudar a combater o problema da acumulação de equipamentos eléctricos usados em casa. Incentivamos a população a reciclar e ao mesmo tempo promovemos o desvio de equipamentos, que são deixados na via pública, e a sua consequente canibalização”.

Já Rui Carvalheira, director municipal dos Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Almada, alerta para o abandono de muitos electrodomésticos na via pública, lembrando que “para além de causar graves problemas ambientais e de saúde pública, causa um grande impacto na imagem que nós temos nas nossas ruas. Com o arranque deste projecto contamos promover uma melhoria significativa do ambiente e da saúde pública no nosso concelho”.

Esta solução visa também dar resposta à problemática que constitui o mercado paralelo. Muitos equipamentos eléctricos de grandes dimensões, que são colocados na via pública para serem transportados pelos serviços municipais, acabam por ser desviados do circuito oficial antes da chegada da viatura da autarquia. Esta situação é preocupante tendo em conta que muitos equipamentos usados têm componentes perigosos. O objectivo é contribuir para o aumento dos níveis da reciclagem das várias tipologias de equipamentos eléctricos em Portugal, travar a tendência de acumulação, combater o mercado paralelo e garantir a protecção da saúde humana e do ambiente.

Sobre o Electrão

O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos eléctricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos eléctricos e pilhas usadas com mais de 8000 locais de recolha, dispersos por todo o território nacional e, é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país. A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem promovendo a economia circular. Desenvolve diversas campanhas de comunicação e sensibilização com o objectivo de promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, de que se destacam o Quartel Electrão na qual participaram os Bombeiros Voluntários de Almada, a Escola Electrão e o TransforMAR

Veja aqui o vídeo de lançamento do serviço de recolha de eletrodomésticos porta-a-porta

 Mais informação aqui.  

, , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

Um pensamento em “Almada | Recolha de electrodomésticos ao domicílio

Comentários estão fechados.