Almada | Robusto de Constance Meyer

Um filme para ver no dia 1 de Março, no Auditório Fernando Lopes-Graça pelas 21h

Georges (Gérard Depardieu), desencantado com a vida, é uma velha estrela de cinema em decadência, quase totalmente dependente de Lalou (Steve Tientcheu), seu guarda-costas, assistente, motorista e também o único amigo que lhe sobrou. Quando Lalou se ausenta durante várias semanas, por questões pessoais, a pragmática Aïssa (Déborah Lukumuen), praticante de luta greco romana semiprofissional, com uma vontade de ferro e, dificuldades em gerir a sua vida amorosa, é nomeada para o substituir. Entre o velho actor, que a vida tornou pessimista, casmurro, controverso e rabugento e, a jovem segurança parece não haver qualquer ponto de ligação mas, começa a formar-se um vínculo entre ambos, quando descobrem que são mais parecidos do que esperavam. Surge uma amizade que os vai ajudar a cicatrizar algumas feridas e dar início a uma nova etapa nas suas vidas.

A solidão e o sofrimento provocado pelo isolamento ditam o tom de “Robusto”, em várias vertentes e não apenas pelo prisma de Georges, o que enriquece a história. “Robusto” equilibra as duas personagens e mantém-as sempre à mesma estatura, como se dois animais selvagens se descobrissem presos na mesma jaula e tivessem que aprender a respeitar-se um ao outro. 

Seleccionado para a Semana da Crítica no Festival de Cinema de Cannes 2021, esta comédia dramática tem realização da suíça Constance Meyer, na sua primeira incursão em longa-metragem, que também se responsabiliza pelo argumento em parceria com Marcia Romano.

Com carreira no teatro e um conjunto forte de curtas-metragens, Constance Meyer volta a dirigir Gérard Dépardieu, depois de três curtas-metragens também interpretadas pelo actor. A realizadora declarou em entrevista ao JNque o que lhe interessava “era ir à procura da doçura, da feminilidade, da fragilidade dele. E não do lado Obélix.”. Quanto à jovem revelação Déborah Lukumuen acrescenta “eu escrevi o argumento já a pensar nos dois. Quando comecei a escrever já tinha a Déborah e o Gérard em mente. As personagens dos dois inspiraram-se em coisas que eu senti nos actores.”

©DR / Entre o velho actor e a a jovem segurança surge a amizade

Ficha Técnica:

Realização: Constance Meyer
Argumento: Marcia Romano, Constance Meyer
Elenco: Gérard Depardieu, Déborah Lukumuena, Lucas Mortier, Megan Northam, Florence Janas, Steve Tientcheu, Caroline Donnelly, Cédric Meusburger, François Loriquet
Fotografia: Simon Beaufils
Música: Babx
Género: Comédia Dramática
Ano: 2021
País: Bélgica / França
Duração: 95m
Idade: M/14

Preço: 3,00€ | Desconto de 50% para jovens e seniores

Bilheteira Online

Contacto da Bilheteira do AFLG
Tel.: 212 724 922 | auditorio@cm-almada.pt
Quarta a Sexta, das 14h30 às 18h00
Sábado das 15h00 às 18h00
1 hora antes do espectáculo

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , ,