Caparica | Espíritos de Liberdade

Convento dos Capuchos, dia 21 de Junho às 21h

O Convento dos Capuchos acolhe o último concerto do Festival dos Capuchos, um concerto póslúdio pelo DSCH – Schostakovich Ensemble que homenageia dois grandes “espíritos de liberdade”: Beethoven e Schubert.

Inspirado pelos ideais do Iluminismo, o génio de Beethoven encontrou na música de câmara uma esfera ideal para a sua Liberdade criativa, de que é exemplo o extraordinário Trio Op. 70 Nº 2, apelidado “Espíritos”, devido ao arrojado e taciturno tema de abertura do 2º andamento.

Já Schubert cultivou a Liberdade na sua música de maneira mais subtil e introspectiva, como por exemplo na canção “A Truta”, que viria a inspirar o célebre e bem-disposto Quinteto que encerra este concerto. Se, por um lado, é retratada a jornada de uma truta num riacho, por outro, surge o tema da captura da truta por um pescador, sugerindo que a Liberdade pode ser efémera e vulnerável à intervenção externa.

Entre Beethoven e Schubert, destaque ainda para a estreia mundial de um novo Quinteto da autoria da compositora portuguesa, radicada em Nova Iorque, Andreia Pinto Correia.

Com um percurso de duas décadas celebrado pela crítica, o DSCH Schostakovich Ensemble, apresenta-se neste concerto com músicos de referência internacional, como é o caso da violinista alemã Carolin Widmann, da violetista finlandesa Lilli Maijala e do violoncelista suíço Christian Poltéra.

Ficha Artística:

DSCH – Schostakovich Ensemble
Carolin Widmann : Violino
Lilli Maijala : Viola
Christian Poltéra : Violoncelo
Tiago Pinto-Ribeiro : Contrabaixo
Filipe Pinto-Ribeiro : Piano

Programa

Poslúdio dos Capuchos
Beethoven e Scubert – Espíritos de Liberdade

Ludwig van Beethoven : Trio Op. 70 Nº 2 “Espíritos”
Andreia Pinto Correia : Quinteto (estreia absoluta)
Franz Schubert : Quinteto D 667 “A Truta”

Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online