Caparica | Sete Lágrimas tocam A Última Nau
Noc Capuchos, dia 29 de Outubro às 21h30
O grupo Sete Lágrimas apresenta no Convento dos Capuchos A Última Nau, um espectáculo musical inspirado no relato da viagem da esquadra comandada por Fernão de Magalhães a caminho da primeira circum-navegação ao planeta, pelo cavalheiro Antonio Pigafetta, erudito e explorador italiano que embarcou na nau Victoria e que sobreviveu para a contar.
Programa
Excertos de “Relazione del primo viaggio intorno al mondo” (A primeira viagem ao redor do mundo) (1524/1525) de Antonio Pigafetta (Vicenza, c.1491-c.1531).
Entrada livre.
Fundado em Lisboa, em 1999, por Filipe Faria e Sérgio Peixoto, Sete Lágrimas assume o nome da inovadora colecção de danças do compositor renascentista John Dowland (?1563-1626) publicadas por John Windet em 1604 quando o compositor era alaudista de Cristiano IV da Dinamarca (1577-1648).
Profundamente dedicados aos diálogos da Música Antiga com a contemporaneidade, bem como da música erudita com as tradições seculares, Sete Lágrimas junta músicos de diferentes horizontes musicais em torno de projectos conceptuais animados tanto por profundas investigações musicológicas como por processos de inovação, irreverência e criatividade em torno dos sons, instrumentário e memórias da Música Antiga.
Nestes projectos são identificáveis os diálogos entre a música erudita e a popular, entre a Música Antiga e a contemporânea e entre a secular diáspora portuguesa dos Descobrimentos e o eixo latino mediterrânico, convertidos em som através da interpretação dos cânones performativos da Música Antiga como de uma aproximação a elementos definidores da world music.
Desde a sua fundação, o grupo desenvolve uma intensa atividade concertística nas mais relevantes salas e festivais de Portugal, Bulgária, Itália, Malta, Espanha, China, Suécia, França, Bélgica, Noruega, República Checa, Luxemburgo e Alemanha.
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Sete Lágrimas
Direção artística: Filipe Faria e Sérgio Peixoto
Filipe Faria, voz
Sérgio Peixoto, voz
Tiago Matias, vihuela, guitarra barroca e tiorba
Juan de la Fuente, percussão
Duração: 60 minutos aprox.
M/6
Entrada livre.
INFORMAÇÕES
Convento dos Capuchos
Rua Lourenço Pires de Távora
2825 Caparica
Tel.: 21 291 93 42 | e-mail: capuchos@cma-almada.pt
Horário
Terça a sábado
10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00