Costa da Caparica | Blue Velvet

Um filme de David Lynch em exibição a 13 de Fevereiro às 21h, no Auditório Costa da Caparica

O Cineclube Impala, organizado pela Associação Gandaia, leva ao ecrã do Auditório Costa da Caparica, o filme “Blue Velvet”, de David Lynch (1946 – 2025), o segundo do ciclo de cinema dedicado ao icónico realizador e argumentista norte americano, que decorre durante o mês de Fevereiro.

O filme retrata o lado mais negro da vida numa pequena cidade norte-americana. Trata também da perda da inocência trazida pelo estudante Jeffrey Beaumont (Kyle MacLachlan) à suburbana cidade de Lumberton, na Carolina do Norte. Tudo começa quando Jeffrey encontra uma orelha humana num campo deserto. Pede ajuda a Sandy (Laura Dern), filha inocente de um polícia, para encontrar o corpo ao qual pertence. A chave do mistério é Dorothy Vallen (Isabella Rosselini), cantora num clube nocturno. O marido e filho foram raptados pelo demoníaco Frank Booth (Dennis Hopper), que atormenta sexualmente a cantora em troca da segurança da família. É um filme brutal que não evita a exposição dos mais variados tabus: sadismo, perversões, fetichismo, violência e abuso de drogas, que se balançam com a inocência dos dois jovens. Sob a atmosfera idílica de uma comunidade rural esconde-se o crime, o vício e a paranoia, num filme que subverte os estereótipos do film noir.

Fascinante, confuso, labiríntico, hermético, excêntrico, sombrio e brilhante, foram alguns dos adjectivos atribuídos pela crítica a este filme. Na sua estreia Blue Velvet encantou tanto quanto incomodou. De difícil interpretação, é um desafio para qualquer espectador, suscitando disussões acessas que ainda perduram. A quarta longa-metragem de David Lynch, tornou-se uma das obras mais emblemáticas da sua carreira, onde está expressa a sua obsessão pela estética e ambientes dos anos 50. Actualmente é reconhecido como um dos melhores filmes de sempre, por desafiar as narrativas tradicionais e pelos seus elementos de mistério, psicologia e surrealismo.

O risco assumido pelo autor de “Veludo Azul” foi recompensado com o prémio de Melhor Realizador em Cannes em 1987, e uma nomeação na mesma categoria para os Óscares.

©DR / A acção é desencadeada por Jeffrey Beaumont (Kyle MacLachlan), quando este encontra uma orelha humana.

Ficha Técnica:

Título original: Blue Velvet
Realização: David Lynch
Argumento: David Lynch
Produção: Fred C. Caruso
Elenco: Isabella Rossellini, Kyle MacLachlan, Dennis Hopper, Laura Dern, Hope Lange, Dean Stockwell, George Dickerson, Priscilla Pointer, Frances Bay, Jack Harvey, Ken Stovitz, Brad Dourif, Jack Nance, Angelo Badalamenti,
Música: Angelo Badalamenti
Fotografia: Frederick Elmes
Edição: Duwayne Dunham
Género: Drama, Suspense
Origem: EUA,
Ano: 1986
Duração: 120 min.
Classificação: M/16

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , ,