Costa da Caparica | Guilherme Ribeiro é o novo campeão nacional de surf

Surfista da Costa da Caparica destronou Vasco Ribeiro na final do Bom Petisco Pro Peniche

Partilhe:

Guilherme Ribeiro da Associação de Surf Costa da Caparica (ASCC), sagrou-se, este Domingo, campeão nacional de surf de 2022, uma conquista que surgiu após uma final emocionante do Bom Petisco Peniche Pro, a etapa final da Liga MEO Surf, a primeira divisão do surf nacional.

Guilherme Ribeiro e Vasco Ribeiro, ambos na corrida pelo título, partiram para a bateria decisiva na praia do Pico da Mota com a certeza de que quem vencesse a prova de Peniche, a última etapa do circuito português, conquistava a Liga Meo 2022, a liga de elite do surf português.

Guilherme Ribeiro, entrou forte na final e fez duas notas altas (7 pontos e 7,75) nas duas melhores ondas, ficando com 14,75 (em 20 possíveis), mas Vasco Ribeiro (Estoril Praia) reagiu e conseguiu fazer um 6,50 e um 7,90, somando 14,40 pontos e mantendo a incerteza até soar a buzina final, mas foi “Gui”, campeão nacional sub-18 em 2020, a festejar.

“Estava a idealizar isto desde os Açores”, começou por dizer Guilherme Ribeiro. “Ganhei com os meus amigos todos cá e com a minha família. Este é, sem dúvida, o melhor ano da minha vida. Entrei para a final a pensar que era o tudo ou nada. Desde o início que queria ganhar a etapa e, finalmente, consegui. Não comecei bem, mas fui na garra e na raça e dei o melhor nas ondas que tive e acabou por ser um super heat”, concluiu o novo campeão nacional.

O jovem surfista de 20 anos, da Costa da Caparica venceu por uma diferença de apenas 0,35 pontos (14,75 x 14,40) com o pôr-do-sol a cair no Pico da Mota, em Peniche. Guilherme, carimbou o primeiro título nacional da carreira, graças àquela que também foi a primeira vitória em etapas da Liga MEO Surf.

Vasco Ribeiro continua a ser o maior triunfador, com cinco títulos (em 2011, 2012, 2014, 2017 e 2021).

Maria Salgado, de apenas 15 anos, derrotou Gabriela Dinis (14,50 x 11,75) e carimbou o triunfo na prova feminina, onde já estava definida a campeã nacional, Teresa Bonvalot.

Nas Go Chill Expression Session Halley Batista voou mais alto do que a concorrência, vencendo este troféu pela terceira vez consecutiva na temporada, enquanto do lado feminino foi Érica Máximo a sair por cima após uma renhida disputa.

Resultados finais do Bom Petisco Peniche Pro:

Final masculina: Guilherme Ribeiro 14,75 x Vasco Ribeiro 14,40
Final feminina: Maria Salgado 14,50 x Gabriela Dinis 11,75
Go Chill Expression Session feminina: Érica Máximo
Go Chill Expression Session masculina: Halley Batista
Joaquim Chaves Saúde Best Wave: Vasco Ribeiro, 9,50 nas meias-finais
Bom Petisco Girls Score: Maria Salgado, 14,50 na final
Peniche Best Surfer: Matias Canhoto

Histórico de campeões nacionais nos últimos 5 anos:

2022 – Teresa Bonvalot e Guilherme Ribeiro
2021 – Kika Veselko e Vasco Ribeiro
2020 – Teresa Bonvalot e Frederico Morais
2019 – Yolanda Hopkins e Miguel Blanco
2018 – Camilla Kemp e Miguel Blanco
2017 – Carolina Mendes e Vasco Ribeiro

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , ,