Costa da Caparica | Helicóptero da Marinha realiza exercício da NATO com navio francês

Exercício visa assegurar a comunicação e cooperação entre Marinhas aliadas

Partilhe:

Realizou-se esta semana, ao largo da Costa da Caparica, um exercício de passagem (PASSEX) entre o navio francês porta-helicópteros FS Tonnerre e um helicóptero Lynx Mk95A da Marinha Portuguesa.

Durante a passagem do FS Tonnerre ao longo da costa portuguesa, foram realizadas diversas aproximações do helicóptero controladas pelo navio (Ship Controlled Approaches).

PASSEX é um termo empregue pela Marinha, referente a um exercício de passagem entre meios militares de Marinhas de diferentes países, quando estes navegam pela mesma região, e as suas rotas permitem assegurar que são capazes de comunicar e cooperar entre si. Normalmente estes momentos servem para treino conjunto, simulando situações que poderiam ocorrer durante uma operação real, como numa situação de guerra ou operações de ajuda humanitária. Os exercícios fortalecem a capacidade cooperação entre marinhas.

​”Estas oportunidades de treino permitem testar a inte-roperabilidade e estreitar os laços de cooperação entre os diferentes meios dos países da NATO, contribuindo igualmente para a manutenção das qualificações necessárias para a operação com helicópteros embarcados, em particular para o treino de aterragens em navios.”, explica a Marinha Portuguesa em comunicado.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , ,