Costa da Caparica | O Herói
Um filme de Satyajit Ray que pode ser visto dia 17 de Outubro às 21h, no Auditório Costa da Caparica
O Cineclube Impala, organizado pela Associação Gandaia, leva ao ecrã do Auditório Costa da Caparica, o filme “O Herói”, de Satyajit Ray, o terceiro de um ciclo de cinema dedicado ao cineasta indiano, que decorre durante o mês de Outubro.
Em viagem de Calcutá para Nova Delhi, uma estrela do cinema indiano, e uma das figuras públicas mais proeminentes da Índia, reavalia o seu sucesso através dos sonhos e experiências passadas dos passageiros que seguem consigo. A trama segue Arindam Mukherjee (Uttam Kumar), um famoso e aclamado actor de Bollywood, que está a caminho de Nova Deli para receber um importante prémio. Devido a um imprevisto com os voos, Arindam decide viajar de comboio. Durante a viagem, conhece Aditi Sengupta (Sharmila Tagore), uma jovem e intelectual jornalista de uma revista pouco conhecida. Inicialmente relutante em entrevistá-lo, Aditi acaba por se interessar pela oportunidade de explorar as complexidades da vida de um homem célebre. Aborrecido pela longa viagem de quase mil e quinhentos quilómetros, e sem nada de mais interessante para fazer, o actor aceita. Nessa demorada conversa com Aditi, acaba por revelar coisas da sua vida que nunca tinha divulgado antes: erros, inseguranças e alguns dos seus arrependimentos mais íntimos. Percebendo que por detrás daquele homem está alguém profundamente solitário e infeliz, e apesar da história espantosa que teria para os seus leitores, ela decide rasgar os apontamentos e não publicar nada que pudesse pôr em causa a imagem de segurança que Arindam sempre fez questão de mostrar publicamente.
“O Herói” é um retrato sensível e introspectivo sobre a fama e as pressões que esta exerce sobre a vida pessoal. Satyajit Ray usa o personagem de Arindam para explorar o conflito entre a imagem pública e a verdadeira essência de uma pessoa, questionando o que significa, realmente, ser um “herói”.
Este filme é uma peça essencial do ciclo dedicado a Satyajit Ray, destacando a sua habilidade em explorar temas universais como a fama, o sucesso, e a luta interior por autenticidade e redenção.
“O Herói” obteve uma Menção Especial do Júri na Selecção Oficial do Festival de Berlim, e o galardão de Melhor Argumento nos Prémios do Cinema Indiano, ambos em 1966.
Satyajit Ray é, para além de um dos nomes incontornáveis do cinema indiano, um dos maiores cineastas da História do Cinema. Natural de Calcutá, Satyajit Ray realizou quase quatro dezenas de obras, entre ficção, documentário e curtas-metragens. O seu primeiro filme, “Pather Panchali”, venceu dezenas de prémios internacionais, um reconhecimento que se prolongou ao longo da sua vida e obra com selecções e prémios em alguns dos mais importantes Festivais de Cinema do mundo, incluindo Berlim, Cannes e Veneza. Em 1992 venceu um Oscar honorário entregue pela Academia de Cinema dos Estados Unidos da América.

Ficha Técnica:
Título original: Nayak
Realização: Satyajit Ray
Argumento: Satyajit Ray
Produção: R.D. Bansal
Elenco: Uttam Kumar, Sharmila Tagore, Bireswar Sen, Somen Bose; Nirmal Ghosh, Premangshu Bose, Sumita Sanyal, Ranjit Sen, Bharati Devi, Lali Chowdhury, Kamu Mukherjee, Susmita Mukherjee, Subrata Sensharma, Jamuna Sinha, Hiralal, Jogesh Chatterjee, Satya Banerjee, Gopal Dey
Música: Satyajit Ray
Fotografia: Subrata Mitra
Edição: Dulal Dutta, Satyajit Ray
Género: Drama
Origem: Índia
Ano: 1966
Duração: 120 min.
Classificação: M/12
1€ sócios | 2€ geral
"O Herói", Associação Gandaia, Auditório Costa da Caparica, ciclo, Cinema, Costa da Caparica, Cultura, drama, Índia, Satyajit Ray