Costa da Caparica | O Santo

Um filme de Satyajit Ray em exibição a 28 de Novembro às 21h, no Auditório Costa da Caparica

O Cineclube Impala, organizado pela Associação Gandaia, exibe no Auditório Costa da Caparica, o filme “O Santo”, de Satyajit Ray, que encerra o ciclo de cinema dedicado a este cineasta indiano, que decorreu durante os meses de Outubro e Novembro.

No regresso de uma peregrinação, um advogado de meia idade, Gurupada Mitter (Prasad Mukherjee), é seduzido pelas teorias místicas de um “homem santo”, Birinchi Baba (Charuprakash Ghosh) que lhe fala na sua vida milenar e de todos os grandes homens que conheceu, desde Jesus Cristo a Buda. Baba vai convencer o homem das leis que o pode ajudar a superar a dor de uma perda familiar recente. Fascinado, o homem decide então iniciar toda a sua família nos ensinamentos do seu novo mestre, incluindo a filha solteira, Buchki (Gitali Roy). Mas o namorado dela, Satya (Satindra Bhattacharya) preocupado com a possibilidade de perder a sua amada para uma religião obscura, decide, com a ajuda de alguns amigos, provar a toda a gente que o indivíduo não passa de um impostor.

Com uma dose de humor afiado e crítica social, “O Santo” é uma comédia que explora a influência de falsos gurus e a fé cega que cativa muitas pessoas . Ray coloca cidadãos educados e, em princípio, inteligentes, representantes da melhor classe média bengali, a seguir as mentiras, fraudes e, sobretudo, o paleio de um vigarista que se faz passar por um homem sagrado, um sadhu.

Com o seu estilo satírico e observador, Satyajit Ray desafia o público a reflectir sobre a credulidade e o carisma ilusório e enganador, num filme leve e divertido, que também lança um olhar atento sobre as fraquezas humanas e os perigos da manipulação.

A universalidade da obra de Satyajit Ray decorre directamente da autenticidade e da humanidade do seu cinema, da justa representação dos usos, costumes e tradições indianos e do olhar sensível para com os seus personagens

©DR / O namorado de Satya, decide provar a toda a gente que o indivíduo não passa de um impostor.

Ficha Técnica:

Título original: Mahapurush
Realização: Satyajit Ray
Argumento: adaptação de um conto da autoria de Rajshekhar ‘Parashuram’ Basu, Satyajit Ray
Produção: R.D. Bansal
Elenco: Rharuprakash Ghosh, Rabi Ghosh, Prasad Mukherjee, Gitali Roy, Satindra Bhattacharya, Somen Bose, Santosh Dutta, Renuka Roy, Satya Banerjee, Haridhan Mukherjee
Música: Satyajit Ray
Fotografia:Soumendu Roy
Edição: Dulal Dutta
Género: Comédia
Origem: Índia
Ano: 1965
Duração: 65 min.
Classificação: M/12

1€ sócios | 2€ geral

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , ,