Costa da Caparica | Tudo sobre a minha mãe
Um filme de Pedro Almodóvar, que pode ser visto dia 11 de Julho às 21h, no Auditório Costa da Caparica
O Cineclube Impala, organizado pela Associação Gandaia, leva ao ecrã do Auditório Costa da Caparica, o filme “Tudo sobre a minha mãe”, de Pedro Almodóvar, o segundo do “Ciclo Pedro Almodóvar”, que decorre durante o mês de Julho.
Em Madrid, Manuela (Cecília Roth) festeja os 17 anos do seu filho Esteban (Eloy Azorín), com uma ida ao teatro. No fim do espectáculo Esteban insiste em pedir um autógrafo a Huma Rojo (Marisa Paredes), a actriz principal da peça, e morre atropelado. Manuela chorou até que seus olhos ficassem completamente secos. Devastada pela tragédia, decide partir para Barcelona com a intenção de encontrar o pai de Esteban, que não vê há 18 anos. Uma estranha viagem, que a vai levar a cruzar-se com uma série de inesperadas personagens que vão alterar profundamente a sua vida e deixa-la, no fim, com um novo filho nos braços. O pai de seu filho, é agora um travesti chamada Lola, que não sabe que tem um filho. Primeiro ela encontra sua amiga, Agrado (Antonia San Juan), também travesti; através dela ela conhece Rosa (Penélope Cruz), uma jovem freira que está de partida para El Salvador. Quase por acaso, torna-se assistente de Huma Rojo, a actriz que seu filho admirava. Manuela torna-se uma mulher corajosa e lutadora, que enfrenta a adversidade e o seu passado, tornando-se uma vencedora.
Almodóvar volta a mergulhar no universo feminino com esta história de perdas trágicas e inesperadas redenções. Do mundo do teatro ao universo nocturno dos travestis, Almodôvar percorre atmosferas convencionais e transgressoras, reflectindo sobre a desagregação do núcleo familiar tradicional e demonstrando que há novas fórmulas para o conceito de família. O filme é um melodrama familiar, que é um hino à tolerância, à diferença e à maternidade.
Todo sobre mi madre teve ampla aclamação por parte da crítica especializada, e foi a consagração mundial de Pedro Almodóvar como realizador.
O filme venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no ano 2000, um globo de ouro e um César na mesma categoria e no mesmo ano, a Palma de Ouro de Melhor Realizador no Festival de Cannes em 1999. Ganhou também o prémio Bafta em 2000 na categoria de melhor filme em língua não inglesa e recebeu o Prêmio David Lean para direcção (Pedro Almodóvar). Venceu ainda sete prêmios Goya em 2000, nas categorias de melhor filme, melhor direcção e melhor actriz (Cecilia Roth), melhor banda sonora, melhor direcção de produção, melhor montagem e melhor som.
Ficha Técnica:
Título original: Todo sobre mi madre
Realização: Pedro Almodóvar
Argumento: Pedro Almodóvar
Produção: Agustín Almodóvar
Elenco: Cecilia Roth, Marisa Paredes, Candela Peña, Antonia San Juan, Penélope Cruz, Rosa Maria Sardà, Fernando Fernán Gómez, Fernando Guillén, Eloy Azorín, Manuel Morón, José Luis Torrijo, Juan José Oteguim, Carmen Balagué, Malena Gutiérrez
Música: Alberto Iglesias
Fotografia: Affonso Beato
Edição: José Salcedo
Género: Drama
Origem: Espanha
Ano: 1999
Duração: 96 min
Classificação: M/14
1€ Sócios | 2€ Geral
"Tudo sobre a minha mãe", Associação Gandaia, Auditório Costa da Caparica, Ciclo Pedro Almodóvar, Cineclube Impala, Cinema, Costa da Caparica, Cultura, drama, Pedro Almodóvar