Feijó | Vai chatear o Camões

Musicar, declamar e ilustrar Camões, celebrando os 500 anos do seu nascimento

A Biblioteca Municipal José Saramago, no Feijó, marca os 500 anos do nascimento do poeta português Luís Vaz de Camões, com uma homenagem à sua herança cultural, numa trilogia de eventos nos dias 9, 16 e 23 de Novembro, sempre às 16h, através da música, poesia e ilustração, respectivamente. A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

A efeméride do nascimento de Camões é assim celebrada com esta fusão entre arte e cultura, destacando a importância do autor na tradição literária e cultural portuguesa.

“Vamos musicar Camões” é a primeira iniciativa e acontece no Sábado 9 de Novembro a partir das 16h. Pedro Arroja e Miguel Arroja, da banda Drakkar, artistas que musicaram temas com letras inspiradas na obra de Camões, vão estar à conversa com moderação de João Carlos Callixto (Antena 1, RTP Memória). Durante a sessão, terá a oportunidade de ouvir os seus temas ao vivo, e discutir a motivação e o processo criativo que deu origem às músicas. Será ainda convidado a musicar alguns poemas de Camões, individualmente ou em grupo, com o apoio dos músicos convidados. No final, terá a oportunidade de apresentar a sua criação. A organização sugere que traga o seu instrumento, seja ele uma guitarra (clássica, acústica), teclados, ukuleles, ferrinhos, ou outros. O evento tem a duração de 90 minutos. Aproveitando a iniciativa, muito brevemente, a Rede Municipal de Bibliotecas de Almada irá disponibilizar o empréstimo de instrumentos musicais, incentivando a criatividade e o acesso à música para todos.

No dia 16 de Novembro é a vez de “Vamos declamar Camões”, também com moderação de João Carlos Callixto. Camões é amplamente considerado um expoente máximo da poesia portuguesa. Esta sessão, contará com dois convidados que têm contribuído significativamente para a difusão da palavra dita: o poeta almadense António Boieiro e a poetisa lisboeta Mer Rose. Juntamente com eles, poderá dissertar sobre a poesia de Camões, através da exploração visual e auditiva da obra camoniana, com vídeos de excertos declamados por figuras icónicas como João Villaret, Ary dos Santos, Mário Viegas, entre outros. Acontecerão também momentos de declamação por parte dos dois convidados. Por fim, numa oficina de escrita criativa, será desafiado a recriar poemas previamente seleccionados, alterando palavras, mas mantendo o sentido e o significado poético. No final, poderá partilhar as suas adaptações, feitas em grupo ou individualmente. Prepare a sua caneta e imaginação. O evento tem a duração de 90 minutos.

A 23 de Novembro, a iniciativa “Vamos ilustrar Camões”, encerra a trilogia de eventos. A obra de Camões está repleta de imagens visuais poderosas, como as figuras mitológicas presentes nos “Lusíadas”, o Adamastor, as ninfas, e Baco. Nesta sessão, participam os ilustradores, Pedro Arroja e Mário Santos. Os convidados irão demonstrar duas técnicas distintas de ilustração, uma numa abordagem mais moderna, com recurso a meios digitais, e outra mais tradicional, utilizando pincéis, spray e stencil. Num momento interactivo, será convidado a criar as suas próprias ilustrações com base nos temas apresentados. Não será necessária experiência prévia, apenas vontade de explorar a imaginação e participar neste encontro artístico. Os trabalhos realizados poderão ser levados para casa e servir como recordação desta experiência. O evento tem a duração de 120 minutos.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , ,