Gastronomia em Almada
Nas Bibliotecas Humanas, partilha-se conhecimento e experiências
Nesta sessão da iniciativa “Bibliotecas Humanas”, que se realiza dia 12 de Dezembro entre as 15h e as 18h, na Biblioteca Central, em Almada, irá debater-se a gastronomia em Almada. A entrada é livre.
A gastronomia almadense, na qual se destacam os pratos de peixe fresco, como a cavala e a sardinha, o marisco, as cataplanas, as caldeiradas, as amêijoas à Bulhão Pato e as deliciosas carvoadas. Também se falará da doçaria do concelho, que nos convida a provar os típicos Pastéis Al-Madan, os Setubalenses, as Rosas da Holanda, os Claudinos e os Pastéis de Santo António.
O desafio é que cada participante fale nos seus pratos e doces almadenses favoritos, descubra os pratos tradicionais do concelho e converse sobre os restaurantes típicos da região.
A actividade “Bibliotecas Humanas” é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Municipal, tem periodicidade mensal e realiza-se durante a semana.
Nas bibliotecas humanas cada pessoa representa um livro vivo, uma história real a ser partilhada na primeira pessoa, que enriquece o colectivo e valoriza o indivíduo. O conhecimento adquirido através da vivência, é partilhado com terceiros através da narração, escuta, troca de experiências, perguntas e diálogo informal. Na construção deste diálogo, projecta-se a desconstrução de preconceitos, a partilha, o conhecimento de si e do outro. Pessoas de diferentes idades, sexos, origens e competências são assim chamadas a participar, ter uma voz na vida colectiva e, na transmissão do saber.
Criam-se também oportunidades de relacionamento interpessoal entre grupos que habitualmente não teriam a possibilidade de interagir, e o confronto com ideias feitas e preconceitos num ambiente estruturado, protegido e limitado no tempo. Em última análise, contribui para a criação de comunidades mais fortes e unidas.
A “Biblioteca Humana”, é reconhecida desde 2003 pelo Conselho Europeu como uma boa práctica encorajada nas bibliotecas públicas.
Almada, Biblioteca central, Bibliotecas Humanas, Conhecimento, conversa, Cultura, Debate, gastronomia