Incêndio consome mata em S. João da Caparica

Segundo a Protecção Civil, o alerta foi dado às 16h42

Um incêndio florestal consome neste momento a Mata de São João da Caparica (Mata dos Franceses), na União das Freguesias de Caparica e Trafaria. As chamas estão entre a Mata de S. João e a Cova do Vapor. O alerta foi dado às 16h42, e o incêndio continua activo às 18h20.

No terreno, a combater as chamas, estão 104 operacionais, 29 veículos e três meios aéreos (um helicóptero e 2 aviões)

Alguns banhistas estão com dificuldades em sair da praia devido ao trânsito provocado pelo meios de combate ao incêndio. 

De acordo com a Lusa, o fogo lavra numa área de pinheiros, não existindo casas na linha das chamas.

Actualização 18h50 : fonte do Comando Distrital da GNR de Setúbal confirmou que o parque de estacionamento da praia de S. João foi evacuado, por motivos estritamente operacionais. Ou seja, para facilitar o acesso aos bombeiros no combate às chamas. A mesma fonte acrescentou que a retirada dos veículos está a ser feita de forma ordeira, não existindo quaisquer incidentes a registar.

Actualização 19h53: Voos desviados para os meios aéreos de combate ao incêndio conseguirem operar.

Actualização 23h51: O fogo está controlado – “circunscrito a uma zona”, segundo fonte do CDOS de Setúbal – mas ainda estavam no local 123 operacionais, apoiados por 39 veículos.

Actualização 23h53: A abertura do acesso ao parque de estacionamento da praia de São João, na Costa da Caparica, em Almada, cortado no devido ao incêndio, vai ser reavaliada no Domingo de manhã, disse à Lusa fonte autárquica. De acordo com fonte oficial da Câmara Municipal de Almada, o acesso ao parque está encerrado e assim vai permanecer para rescaldo, sendo a situação reavaliada no domingo de manhã. Enquanto o acesso estiver encerrado, as pessoas poderão aceder à praia de São João, a pé, pelas praias vizinhas (Santo António e Cova do Vapor).

Actualização 01h de Domingo : Incêndio entrou em fase de resolução

Actualização 03h de Domingo: Mantêm-se no terreno 122 operacionais, apoiados por 39 veículos, de acordo com o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Um bombeiro ficou ferido sem gravidade, tendo sido transportado para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, de acordo com o CDOS de Setúbal.

Actualização 09h36 de Domingo:  o presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, José Ricardo, explicou que “até ao momento o acesso à praia de São João está vedado a pessoas e automóveis, devendo o mesmo ser feito pelas praias laterais”.

Actualização 10h24 de Domingo: Incêndio em fase de conclusão

Actualização 13h51 de Domingo: o trabalho passa por controlar os reacendimentos “violentos” que ocorrem, diz Afonso Rocha, comandante dos bombeiros voluntários da Trafaria. O parque de estacionamento da praia de São João da Caparica está interdito, para livre passagem das viaturas dos bombeiros. Não há qualquer interdição nas praias.

As autoridades vão investigar as causas do incêndio após as operações dos bombeiros. Durante o combate ao incêndio, dois bombeiros sofreram ferimentos. Um foi assistido no local por um entorse e voltou ao combate. Outro foi transportado para o hospital por exaustão e inalação de fumos. Já teve alta e regressou ao quartel, avança Afonso Rocha.

Actualização 14h52: O acesso ao parque de estacionamento da praia de São João, na Costa da Caparica, cortado no Sábado, vai continuar encerrado pelo menos até às 17h, confirmaram hoje fontes autárquicas. “Até pelo menos às 17h o acesso vai estar encerrado. Às 17h será feita uma reavaliação relativamente aos trabalhos de rescaldo que decorrem naquele perímetro e, o comando das operações decidirá se procederá à reabertura ou não do acesso”, afirmou à Lusa a vereadora com o pelouro da Proteção Civil da Câmara Municipal de Almada, Francisca Parreira. “Os meios operacionais precisam desse acesso e de estar em exercício em condições seguras”

O presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, José Ricardo, referiu à Lusa que “há alguns reacendimentos que estão a ser vigiados”. Face a essa situação e a uma possível mudança das condições do vento durante a tarde, “vai manter-se a vigilância ativa” dos meios no local, assentes em 50 operacionais, 15 viaturas e uma máquina de rasto.

O administrador da entidade responsável pelo parque de estacionamento, José André, admitiu ter a indicação por parte da Proteção Civil de que o parque não poderia reabrir hoje devido às operações de rescaldo do incêndio. No entanto, vincou que as pessoas podem deslocar-se a pé até à praia de São João ou aos bares existentes que permanecem abertos.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , ,

Um pensamento em “Incêndio consome mata em S. João da Caparica

Comentários estão fechados.