Jovens almadenses vestem farda da marinha e da PSP

Ocupação dos tempos livres após ano lectivo, abrangeu jovens entre os 12 e os 17 anos

Á semelhança dos anos anteriores, durante o mês de Julho, a União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas (UFACPPC) desenvolveu actividades, em dois projectos de reconhecimento social, destinadas a jovens entre os 12 e 17 anos, para ocupação dos seus tempos livres após mais um ano lectivo.

No Polícia por 4 dias, destinado a jovens entre os 12 e 15 anos, as actividades decorreram no início do mês de Julho, de 2 a 5 de Julho, numa parceria entre a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a União das Freguesias.

Quinze jovens puderam ter contacto com o dia-a-dia desta força de segurança – cuja missão visa assegurar a legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos – aprendendo as suas disciplinas e competências mais importantes. Entre as actividades planeadas pelos agentes da PSP, houve visitas a instalacções policiais, foram realizadas simulações de intervenção policial, palestras sobre prevenção e segurança, entre outros temas relevantes para os jovens desta faixa etária.

“Esta iniciativa permite educar os jovens sobre a importância da segurança e promover uma compreensão mais profunda do trabalho policial na sociedade”, afirma Maria d’Assis Almeida, presidente da União das Freguesias.

©UFACPPC / A preparação física faz parte do dia-a-dia da PSP.

No Marinheiro por 5 dias, as actividades decorreram nas instalações da Escola Naval, no Alfeite, onde quinze jovens entre os 12 e 17 anos pernoitaram, de 22 a 26 de Julho. Esta é uma parceria entre a União das Freguesias e a Marinha Portuguesa.

Durante cinco dias, os jovens tiveram a oportunidade de vivenciar o dia a dia de um marinheiro, aprendendo os fundamentos da disciplina e do trabalho em equipa. Através de actividades prácticas e teóricas, os participantes puderam aprender sobre navegação, primeiros socorros, comunicações, segurança marítima, entre outros temas pertinentes à vida a bordo.

Os marujos receberam a vista da presidente da União das Freguesias, marcando também presença na iniciativa a secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Isabel Xavier.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , ,