Sobreda | Duas novas exposições nos Zagallos

"Renaissance Pawtraits", fotografias de João Carlos, e "Vertigem" uma colectiva inauguram a 15 de Março

Partilhe:

No dia 15 de Março às 16h, inauguram duas novas exposições no Solar dos Zagallos, na Sobreda. Ambas ficam patentes ao público até 26 de Abril. A entrada é livre.

“Renaissance Pawtraits”, de João Carlos, é uma série fotográfica que celebra a dignidade, resiliência e beleza dos animais, com o objectivo de promover a adopção e sensibilizar para o bem-estar animal. Esta série inovadora reinventa o retrato de animais de estimação através de uma estética inspirada no Renascimento, transformando-os em figuras nobres e aristocráticas, evocando as pinturas clássicas a óleo da realeza e nobreza histórica.

Esta iniciativa, promovida pelo Solar dos Zagallos em colaboração com a Provedoria dos Animais da Câmara Municipal de Almada (CMA), destaca o papel das associações no acolhimento e cuidado dos animais, unindo arte, educação e compromisso social para inspirar mudanças positivas. Uma percentagem de todas as vendas será doada a uma associação de proteção animal.

No dia 12 de Abril às 15h, no Solar dos Zagallos, será realizada uma conferência especial, com a participação do Dr. Nuno Paixão, Provedor Municipal dos Animais de Almada, e do fotógrafo João Carlos.

“Vertigem”, ou síndrome vertiginosa, define-se como uma distorção do movimento do corpo no espaço. 

Nesta exposição é criado um diálogo entre seis artistas que, à sua maneira, respondem à problemática de uma inerente Vertigem contemporânea, síndrome essa compartilhada pela primeira geração que passou a maior parte da sua vida entre um espaço físico e outro virtual. 

“Vertigem” visa explorar prácticas artísticas híbridas que emergem, reflectindo sobre a condição humana e as complexidades identitárias da sociedade atual.

Os artistas com trabalhos expostos são Bernardo Cantigas, Maria Couto, Mariana Reynaud, Pedro Lozano, Rita Paiva, Sofia Bessa, e a convidada Rita Conde.

No dia 22 de Março, pelas 15h, realiza-se uma visita guiada a esta exposição mediada pelos artistas do colectivo em exibição, que pretende despertar para a necessidade de parar; de olhar ao redor; de olhar para dentro. Aqui, parar não é sinónimo de inércia, é respirar fundo. É (re)personalizar. No cenário contemporâneo, formas de existir e comunicar multiplicam-se exponencialmente, estando em constante movimento e trazendo-nos questões estruturais que moldam a nossa experiência quotidiana. A que lugar pertenço? Como me comunico? Quem sou eu e onde o encontro? No meu corpo? No meu subconsciente? Como é que esse eu se relaciona com o espaço que habita?

A visita gratuita tem um limite de 20 participantes, e requer inscrição prévia entre de 12 e 20 de Março, através do email solar@cm-almada.pt

As exposições podem ser visitadas de Terça a Sábado, entre as 10h e as 13h, e das 14h às 18h. O Solar dos Zagallos encerra aos Domingos, Segundas-Feiras e Feriados

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,