Sobreda | Duas novas exposições nos Zagallos
"Renaissance Pawtraits", fotografias de João Carlos, e "Vertigem" uma colectiva inauguram a 15 de Março
No dia 15 de Março às 16h, inauguram duas novas exposições no Solar dos Zagallos, na Sobreda. Ambas ficam patentes ao público até 26 de Abril. A entrada é livre.
“Renaissance Pawtraits”, de João Carlos, é uma série fotográfica que celebra a dignidade, resiliência e beleza dos animais, com o objectivo de promover a adopção e sensibilizar para o bem-estar animal. Esta série inovadora reinventa o retrato de animais de estimação através de uma estética inspirada no Renascimento, transformando-os em figuras nobres e aristocráticas, evocando as pinturas clássicas a óleo da realeza e nobreza histórica.
Esta iniciativa, promovida pelo Solar dos Zagallos em colaboração com a Provedoria dos Animais da Câmara Municipal de Almada (CMA), destaca o papel das associações no acolhimento e cuidado dos animais, unindo arte, educação e compromisso social para inspirar mudanças positivas. Uma percentagem de todas as vendas será doada a uma associação de proteção animal.
No dia 12 de Abril às 15h, no Solar dos Zagallos, será realizada uma conferência especial, com a participação do Dr. Nuno Paixão, Provedor Municipal dos Animais de Almada, e do fotógrafo João Carlos.
“Vertigem”, ou síndrome vertiginosa, define-se como uma distorção do movimento do corpo no espaço.
Nesta exposição é criado um diálogo entre seis artistas que, à sua maneira, respondem à problemática de uma inerente Vertigem contemporânea, síndrome essa compartilhada pela primeira geração que passou a maior parte da sua vida entre um espaço físico e outro virtual.
“Vertigem” visa explorar prácticas artísticas híbridas que emergem, reflectindo sobre a condição humana e as complexidades identitárias da sociedade atual.
Os artistas com trabalhos expostos são Bernardo Cantigas, Maria Couto, Mariana Reynaud, Pedro Lozano, Rita Paiva, Sofia Bessa, e a convidada Rita Conde.
No dia 22 de Março, pelas 15h, realiza-se uma visita guiada a esta exposição mediada pelos artistas do colectivo em exibição, que pretende despertar para a necessidade de parar; de olhar ao redor; de olhar para dentro. Aqui, parar não é sinónimo de inércia, é respirar fundo. É (re)personalizar. No cenário contemporâneo, formas de existir e comunicar multiplicam-se exponencialmente, estando em constante movimento e trazendo-nos questões estruturais que moldam a nossa experiência quotidiana. A que lugar pertenço? Como me comunico? Quem sou eu e onde o encontro? No meu corpo? No meu subconsciente? Como é que esse eu se relaciona com o espaço que habita?
A visita gratuita tem um limite de 20 participantes, e requer inscrição prévia entre de 12 e 20 de Março, através do email solar@cm-almada.pt
As exposições podem ser visitadas de Terça a Sábado, entre as 10h e as 13h, e das 14h às 18h. O Solar dos Zagallos encerra aos Domingos, Segundas-Feiras e Feriados
"Renaissance Pawtraits", "Vertigem", Acolhimento, adopção, animais, arte, artistas, Associações, bem-estar animal, Bernardo Cantigas, Camara Municipal de Almada, colectiva, corpo, cuidado, distorção, espaço, exposição, fotografia, João Carlos, Maria Couto, Mariana Reynaud, Movimento, Pedro Lozano, Provedoria dos Animais de Almada, Rita Conde, Rita Paiva, Sobreda, Sofia Bessa, Solar dos Zagallos, Visita Guiada