Trafaria | 2º colóquio sobre legado de Jorge Sampaio

O autarca, protagonista da União de Esquerda

No dia 19 de Novembro, pelas 18h, o Auditório da Junta da União de Freguesias da Caparica e Trafaria (JUFCT), acolhe o segundo colóquio em homenagem a Jorge Sampaio (18-09-1939/10-09-2021), intitulado “Jorge Sampaio Autarca – Protagonista da União da Esquerda”. A entrada é livre.

O colóquio terá a participação dos oradores Francisco Louçã, economista, político, ex-deputado, fundador e ex-coordenador do Bloco de Esquerda (BE); de Rui Godinho que participou na coligação de esquerda “Por Lisboa” nas eleições autárquicas de 1989, 1993 e 1997, tendo sido vice-presidente da Câmara com Jorge Sampaio e João Soares; e Vasco Franco ex-deputado, ex-vice presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), e investigador do IPRI- NOVA. A moderação estará a cargo de Eduardo M. Raposo, presidente do Centro de Estudos Documentais do Alentejo – Memória Colectiva e Cidadania (CEDA).

Em 1989, Jorge Sampaio, de seu nome completo Jorge Fernando Branco de Sampaio, foi cabeça de lista à Câmara Municipal de Lisboa e obteve aquele que será, provavelmente, o feito político mais marcante na sua carreira, ao liderar a histórica coligação entre o PS e o PCP nesta câmara, concorrendo às autárquicas desse ano, derrotando o candidato da coligação PSD/CDS-PP/PPM, Marcelo Rebelo de Sousa. Foi presidente da CML durante dois mandatos, obtendo no segundo o melhor resultado de sempre de um candidato à sua presidência.

Esta candidatura assumiu, na altura, um grande significado político e contribuiu para dar às eleições autárquicas um relevo nacional. Como Presidente da Câmara de Lisboa e à frente de uma equipa, afirmou uma visão estratégica, com recurso a novas concepções e métodos de planeamento, gestão, integração e desenvolvimento urbanístico.

Durante o seu mandato, Lisboa foi Capital Europeia da Cultura, em 1994, e deu-se início à reconversão urbanística da parte oriental da cidade, com vista à realização da Expo 98. Foi executado o Programa Especial de Realojamento (PER), uma iniciativa do governo central, liderado por Aníbal Cavaco Silva, tendo em vista a eliminação das áreas urbanas de génese ilegal (AUGI), e foi aprovado, em 1994, o primeiro Plano Diretor Municipal (PDM) da cidade.

Foi Presidente da República entre 1996 e 2006. Jorge Sampaio tem uma extensa biografia que pode ser consultada na íntegra aqui.

O CEDA, em parceria com a UFCCS, a Associação Amigos da Cidade de Almada (AACA) e a Almada Mundo – Associação Internacional de Educação, Formação e Inovação, organizam o colóquio que se insere no ciclo “A importância da memória na defesa da Democracia”.

Cartaz do colóquio
Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , ,