13 Escolas almadenses galardoadas com Bandeira Verde Eco-Escolas
Maior encontro nacional na área da educação ambiental acontece hoje em Braga
A grande festa das Eco-Escolas, onde serão entregues as Bandeiras Verdes 2023, acontece hoje, 13 de Outubro, no Forum Altice Braga, num evento que decorre das 9 às 17h.
Este ano serão galardoadas como Eco-Escolas, 1932 escolas (mais 34 que em 2022) de todos os graus de ensino provenientes de 246 municípios (mais 3 que em 2022).
As escolas do concelho de Almada que este ano serão distinguidas com bandeira verde são: Colégio Campo de Flores; Colégio O Sossego da Mamã; Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior; Escola Básica 2,3 da Costa da Caparica; Escola Básica Carlos Gargaté; Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade; Escola Básica Elias Garcia; Escola EB1/JI do Pragal; Escola EB1/JI Feliciano Oleiro; Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento – EPED; Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes; Escola Secundária Fernão Mendes Pinto e; o Infantário Meninos Rabinos.
Este, que é considerado o maior encontro nacional na área da educação ambiental, destina-se a todas as Escolas Galardoadas em 2022/2023 e reunirá cerca de 4000 crianças, jovens, directores representantes das escolas galardoadas, professores e autarcas de todo o país, municípios e vários parceiros do evento.
O programa oficial terá início às 9h com a Eco-Mostra, durante a qual os jovens poderão participar em múltiplas actividades, jogos e outras iniciativas dinamizadas por diversas entidades. Ainda durante a manhã, serão entregues os prémios dos cerca de 20 projectos/concursos 2022/23, bem como outras distinções: Eco-Agrupamento, Escola-Madrinha, ou Município Parceiro.
Durante a tarde, que se iniciará às 14h, o espectáculo estará a cargo das Eco-Escolas que subirão ao palco, mas também dos profissionais Miguel Oliveira e Filipe Pinto. Nesta sessão, cada escola terá a oportunidade de receber a sua bandeira Eco-Escolas, símbolo do compromisso assumido em prol da educação para o desenvolvimento sustentável e do bom trabalho realizado em 2022/23.
O Eco-Escolas é um Programa internacional da Foundation for Environmental Education (FEE) implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE ex- ABAE) desde 1996. Presente em 73 países, baseia-se numa metodologia designada de “7 passos”, que incentiva a participação activa das crianças e jovens na tomada de decisões e na implementação das diversas acções, as quais este ano se enquadraram maioritariamente em 5 temas: Biodiversidade: Preservar e Regenerar, Espaços Exteriores, Água, Resíduos e Energia.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objectivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente. O acompanhamento e avaliação anual das actividades, visa validar a qualidade do trabalho desenvolvido pela escola, através da atribuição simbólica de uma bandeira verde Eco-Escolas.
Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas actividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.
Em Portugal o Programa Eco-Escolas tem o apoio das instituições que integram a Comissão Nacional, com destaque para os Ministérios da Educação e do Ambiente e, de diversos parceiros.
O programa integral do Dia das Bandeiras Verdes pode ser consultado aqui.
O Eco-Escolas em números
30% das escolas públicas participaram este ano no Programa Eco-Escolas (média nacional).
Os distritos de Lisboa, Porto, Aveiro e Braga agregam mais de 50% (mais de 1000) das escolas galardoadas.
As maiores taxas de implementação em escolas públicas são na Região Aautónoma da Madeira e no distrito de Aveiro, com 78% e 43%, respectivamente, das suas escolas públicas galardoadas como Eco-Escolas.
Ílhavo, Câmara de Lobos, Soure e Miranda do Corvo são os municípios com mais de 10 escolas, que têm todas as suas escolas públicas no Programa: 100% das escolas públicas são Eco-Escolas.
Os municípios com mais de 50 Eco-Escolas são: Vila Nova de Famalicão, Sintra, Torres Vedras, Vila Nova de Gaia, e Guimarães. Braga tem este ano 24 escolas galardoadas como Eco-Escolas.
No país foram distinguidos 110 Eco-Agrupamentos, por terem este ano todas as suas escolas envolvidas no programa Eco-Escolas
Os 855.374 alunos das Eco-Escolas estão repartidos por todos os graus de ensino: 65% até ao 3º ciclo; 22 % secundário e profissional; 13% do ensino superior e outros. O mesmo acontece com os primeiros responsáveis pela implementação do Eco-Escolas nos seus estabelecimentos de ensino: os 3146 professores que coordenaram 98.209 projectos abrangidos pelo Programa em 2022/23.
Metodologia de sete passos
A implementação do Programa Eco-Escolas pressupõe uma metodologia de 7 passos, inspirada nos princípios da Agenda 21 local (com origem na conferência da ONU ECO 92). Os seus objectivos são garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, a formação integral dos alunos, o seu desenvolvimento para o exercício da cidadania e para uma vida mais sustentável.
- Formalização de um Conselho Eco-Escola: grupo de trabalho com representação dos alunos em maioria, professores, funcionários, pais, município e outros elementos da comunidade, que sugere, discute e avalia o plano de actividades;
- Realização de uma Auditoria Ambiental: ferramenta de diagnóstico do estado ambiental da escola, que permite uma verificação da evolução ao longo do tempo;
- Construção de um Plano de Acção: planificação/previsão das actividades nos vários temas de trabalho: Resíduos, Água, Energia (fundamentais), mais tema do ano (“Geodiversidade” e/ou “Espaços Exteriores” em 2023/24) e, outros temas que a escola pretenda trabalhar;
- Monitorização e Avaliação: a análise do sucesso das actividades realizadas face a metas concretas, por ex: diminuir em 20% os resíduos indiferenciados; criação de brigadas verdes para monitorização das acções da comunidade escolar, etc;
- Trabalho Curricular: as actividades Eco-Escolas poderão ser integradas em várias disciplinas;
- Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local: divulgação do programa na escola e na comunidade; articulação com outras entidades; realização do Dia Eco-Escolas;
- Eco-Código: conjunto de frases, ideias, compromissos elaboradas pelos alunos da escola, que traduzam o código de conduta/regulamento ambiental da escola.
De modo a preparar os professores coordenadores para a implementação do Programa, é promovido anualmente o Seminário Nacional das Eco-Escolas.

Objectivos do Programa Eco-Escolas
O programa Eco-Escolas tem como objetivos gerais:
- Aumentar o conhecimento: Sensibilização, Divulgação, Informação em Educação Ambiental / EDS;
- Integrar a Educação Ambiental / EDS na educação formal, não formal e informal;
- Contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU;
- Contribuir para o progresso na escala da literacia ambiental através do recurso a metodologias participativas de exercício da cidadania:
- Melhorar a gestão ambiental da escola, sensibilizar e envolver a comunidade;
- Envolver toda a comunidade escolar com ênfase nos alunos;
- Orientar para a Acção: Mudança de atitude e comportamento, compromisso, participação e envolvimento, Cidadania e Governança;
- Abordar “pela positiva” as boas práticas de sustentabilidade: pedagogia de exemplo, constructiva;
Possui como objectivos específicos principais:
- Trabalhar a gestão ambiental do espaço escola através da implementação de acções de efectiva melhoria na gestão de recursos;
- (In)formar e envolver os participantes aplicando a metodologia Eco-Escolas dos 7 passos;
- Produzir valiosos exercícios de cidadania conducentes a uma atitude pró-activa na comunidade escolar e envolvente;:
- Trabalhar anualmente diversos temas sendo alguns deles de carácter obrigatório (água, resíduos e energia) aos quais acresce um tema do ano, podendo ainda integrar todos os outros temas e actividades em desenvolvimento na escola no âmbito
da cidadania e sustentabilidade.
O Programa pode ser implementado em todos os graus de ensino, desde os jardins de infância ao ensino superior. Desenvolve ainda um diversificado conjunto de iniciativas para a rede sob a forma de projectos, desafios e concursos às quais as escolas inscritas poderão aderir, como: Brigada da Floresta, Hortas bio nas Eco-Escolas, Alimentação Saudável e Sustentável, Geração Depositrão (reciclagem de resíduos eléctricos e electrónicos) entre outros.
O apoio, formação, acompanhamento, monitorização e avaliação do Programa Eco-Escolas são realizados pela ABAAE com o apoio de uma Comissão Nacional (constituída por elementos da APA, DGE, DGEstE, Secretarias Regionais de Ambiente da Madeira e Açores, ADENE, ICNF, DGADR) e de diversos parceiros em projectos. Os municípios constituem-se igualmente como parceiros
fundamentais na concretização do Programa Eco-Escolas, para coisas concretas como por ex: colocação de um vidrão, oferta de plantas ou terra para o jardim; transporte para uma visita de estudo, etc.