“Encontro Terramar” celebra a identidade das Terras e do Mar da Costa da Caparica
De 21 a 23 de Novembro, arte, agricultura e comunidade unem-se no Agroparque
Entre os dias 21 e 23 de Novembro, realiza-se no Agroparque da Costa da Caparica o Encontro Terramar, uma iniciativa da E-DA, Ensaios e Diálogos Associação. Todas as actividades são gratuitas e abertas à comunidade. O evento, inicialmente previsto para os dias 12 a 16 de Novembro, foi adiado para o próximo fim-de-semana, devido às condições meteorológicas adversas.
O Encontro Terramar propõe-se celebrar o património imaterial, material e natural das Terras da Costa e do Mar com uma programação artística enraizada na identidade local, concebida em colaboração com os seus habitantes e agricultores locais.
Pretende valorizar as prácticas agrícolas e artísticas locais, apostando na criação colectiva, no envolvimento da comunidade e na dinamização do território com forte compromisso com a sustentabilidade e a mobilidade suave.
As actividades vão de 21 a 23 de Novembro, com diversos pontos de interesse, como actividades para famílias, oficinas participativas, intervenções artísticas, concertos, cinema e muito mais.
Da programação o Almada Online destaca o mercado local, com hortículas e artesanato das Terras da Costa, que se realiza perto do contentor da E-DA, a 22 (14h às 18h) e 23 (9h às 16h).
A 22 de Novembro às 12h30, o Almoço Comunitário, na horta experimental Terramar, em que todos os participantes são convidados pela organização a trazerem as suas iguarias. No mesmo dia, entre as 17h e as 18h, as “Conversas com História”, no palco Tipi, são moderadas por Paulo Zé, do Museu Virtual da Costa do Mar. No mesmo local, mas às 19h, o concerto dos Nia, seguido de baile (20h) com Vitor Ginja e Júlio.
A 23, às 11h é inaugurada a pintura de um mural, por Vasco Maia, em homenagem aos agricultores e pescadores da Costa da Caparica. Entre as 12h e as 13h, na zona de actividades da Tipi, realiza-se uma Oficina de Rede de Pesca, com o mestre redeiro Mário Pedro. Às 17h, há fado no palco da Tipi, com os fadistas Luís Carlos, Ruben Morais e Inês Pereira, acompanhados na guitarra portuguesa por Rafael Pacheco e na viola de fado por Bartolomeu.
A iniciativa é parte integrante do projecto Terramar, no âmbito do PRR OIL 2 – Costa da Caparica, Agroparque Terras da Costa e do Mar, criado pela Câmara Municipal de Almada (CMA)
Consulte o mapa do local e programa completo aqui.
Agroparque Terras da Costa e do Mar, Câmara Municipal de Almada, Costa da Caparica, EDA - Ensaios e Diálogos Associação, Encontro Terramar, Identidade, PRR - Comunidades em Ação Caparica Trafaria, PRR Oil 2
