Almada | 6º Festival Internacional de Coros “Alma da Voz”
Coros de várias nacionalidades actuam em salas de espectáculo icónicas do concelho
De 21 a 23 de Fevereiro, Almada acolhe a sexta edição do Festival Internacional de Coros “Alma da Voz”. A entrada é livre, mediante levantamento de bilhete, uma hora antes de cada concerto.
“Almada da Voz” traz coros de várias nacionalidades a salas de espectáculo históricas do concelho de Almada. A primeira edição deste festival teve lugar em 2020, no aniversário do Coro Via Voz da Casa do Pessoal das Infraestruturas de Portugal (CVVCPIP). Desde então realiza-se anualmente e, este ano, conta com a participação de 14 coros, uma banda filarmónica e uma tuna académica.
No dia 21, a partir das 21h, realiza-se a cerimónia de recepção aos coros participantes na sala principal da Academia de Recreio e Instrução Familiar Almadense (AiRFA), com participação de todos os coros nesta edição.
No Sábado, pelas 15h, actuam no Auditório Osvaldo Azinheira da Academia Almadense o Coral Femenina Barbanza de Noia, seguidamente o Coral Francisco Añon – ambos espanhóis -, o Coro da Ermida e o Coro Via Voz da Casa do Pessoal das Infraestruturas de Portugal.
À mesma hora, no Salão de Festas da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense (SFIA), cantam o Coro da Sociedade Filarmónica da União Agrícola de Pinhal Novo (SFUA) acompanhado pela banda de música da mesma sociedade, ao qual se segue o Coral El Castillo de Torre de Molinos, o Coral del Ilustre Colégio Médico de Malaga, e finalmente, o Coro da Usalma Universidade Sénior de Almada (Usalma).
Também às 15h, no Ginásio do Seminário Maior de S. Paulo de Almada, sobem ao palco o coro Slava – Coro eslavo académico misto da Faculdade de Letras da Universide de Lisboa, seguido do Coro Polifónico do Clube de Sargentos da Armada (CPCSA) e do Coro Novus Cantus.
Ainda às 15h, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Cova da Piedade/Laranjeiro, actuam o Coro da Igreja Greco-Católica Ucraniana de Lisboa, o Coro Polifónico da Sociedade Sinfónica Incrível Almadense e o Coral Polifónico da Universidade Sénior do Seixal (CPUSS).
No Domingo, 23 de Fevereiro às 15h, na Sala Principal da Academia Almadense, acontece o concerto de encerramento do Festival, com participação de todos os coros com acompanhamento da Banda de Música da Sociedade Filarmónica União Agrícola de Pinhal Novo, seguidos da actuação da anTUNIA, a tuna da Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Para os coros e grupos corais, serão três dias com muita música, partilha e intercâmbio de experiências, aprendizagem e oportunidade de conhecer e de se darem a conhecer.
A organização do “Alma da Voz” está a cargo da Casa do Pessoal das Infraestruturas de Portugal (CPIP), da Usalma – Universidade Sénior de Almada e da APcalmada – Associação de Professores do Concelho de Almada. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada (CMA), da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas (UFACPPC), Junta de Freguesia do Laranjeiro e Feijó (JFLF) e da Infraestruturas de Portugal (IP).
