Almada | A Irmandade da Sauna
Um filme de Anna Hints, que pode ser visto dia 13 de Março às 21h, no Auditório Fernando Lopes-Graça
O documentário, inspirado na tradição da sauna de fumo de Vana-Võromaa, região no Sul da Estónia em plena zona florestal, incluída na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco em 2014, revela as propriedades curativas da sauna numa comunidade de mulheres.
Na escuridão da sauna de fumo, mulheres partilham os seus segredos mais profundos e experiências mais íntimas. Conversam sobre o tempo que passa, a vida, a doença, os traumatismos, o amor, a sexualidade, a intimidade e a morte. As histórias das mulheres são secretas e incómodas e abrem-se à violência da maternidade, à misoginia entre mãe e filha, ao aborto, ao trabalho de parto, ao cancro, à primeira experiência sexual, à memória imparável do horror da violação sexual. Através de uma sensação de comunhão, envolvidas por um calor escaldante e denso, despem-se por completo para expiar os seus medos e a vergonha aprisionados nos seus corpos e, recuperar a sua força. É um filme que celebra a força dos elos que unem as mulheres entre si, quando todas “as máscaras” caem.
Este documentário marca a estreia na realização da estónia Anna Hints. A sua abordagem documental, sendo ela própria um elemento da irmandade, baseia-se na comunicação, desenvolvimento de empatia e, intimidade ao longo de várias sessões filmadas da sauna de fumo.
A realizadora disse que a sauna “é como um ser vivo para nós, onde as roupas são retiradas e, com isto não me refiro às coberturas físicas, mas às emocionais. Vais lá e lavas o teu corpo, lavas a tua alma.” Anna Hints demorou sete anos a fazer este filme, que foi filmado em dez saunas diferentes.
A realizadora recebeu no Festival de Sundance o Prémio de Realização. O filme venceu ainda o Prémio de Melhor Documentário Europeu nos European Film Awards. O documentário foi também candidato aos Óscares de 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional.
A tradição da sauna, cujos primeiros registos datam o séc. XIII, foi reconhecida enquanto parte indispensável da vida diária da comunidade do município de Võro no sudeste da Estónia.
Ficha Técnica:
Título original: Savvusanna sõsarad
Realização: Anna Hints
Argumento: Anna Hints
Produção: Marianne Ostrat
Elenco: Kadi Kivilo, Maria Meresaar, Elsa Saks, Marianne Liiv, Eva Kübar, Liis Kuresoo, Eda Veeroja, Maria Aasa, Merit Kask, Leno Kuura, Kerttu Kuslap, Sandra Lepik, Signe Mallö, Kaarin Parts
Música: Eeter, Edvard Egilsson
Fotografia: Ants Tammik
Edição: Qutaiba Barhamji, Anna Hints, Hendrik Mägar, Martin Männik, Tushar Prakash
Género: Documentário
Origem: Islândia, França, Estónia
Ano: 2023
Duração: 89 min.
Classificação: M/12
Preço: 3€ (desconto de 50% jovens e seniores)
Contacto da Bilheteira do AFLG
Tel.: 212 724 922 | auditorio@cm-almada.pt
Horário: Quarta a Sábado 10h – 13h | 14h30 – 18h
uma hora antes do espectáculo