Almada | Alerta Laranja de 27 a 28 de Janeiro
Depressão Hermínia atinge Portugal de Norte a Sul
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão do vento e do estado do mar no distrito de Setúbal aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima, na costa ocidental de Portugal continental, a partir das 00h de 27 de Janeiro e as 18h de Terça-Feira dia 28.
A partir do início da manhã de Sábado 25 de Janeiro, os aguaceiros diminuem de intensidade e frequência e o céu deverá apresenta-se temporariamente pouco nublado, com o vento fraco a moderado do quadrante oeste.
Depois do EOWYN ter fustigado Portugal na noite de 24 para 25 de Janeiro, um novo sistema frontal associado à depressão HERMINIA deverá atravessar as regiões do Centro e Sul do país durante a madrugada de Domingo para Segunda-Feira.
A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros, e uma altura máxima de 14 metros com um período médio a variar entre os 13 e os 16 segundos. São esperados ventos provenientes do quadrante Noroeste, com uma intensidade média de 65 km/h e com rajadas até 117 km/h.
O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Almada informa que o acesso aos pontões da Costa de Caparica , na frente urbana de praias, será proibido, enquanto decorrer este Aviso Laranja para agitação marítima.
A Marinha Portuguesa, Autoridade Marítima Nacinal (AMN) e a Proteção Civil (ANEPC) alertam, em especial a comunidade piscatória e náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adopção de medidas de precaução.
Recomendam também:
– Reforçar a amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas.
– À população em geral desaconselham a práctica de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a práctica de actividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação. Em especial, deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adopte uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco.
– Evitar o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima e zonas ribeirinhas.
– Não practicar desportos náuticos.
– Não practicar a actividade de pesca desportiva.
– Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter uma atitude vigilante, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.
Leia o aviso à populaçao da proteção civil na sua totalidade aqui.
Em caso de emergência no mar ligue 214 401 919.
O aviso laranja é o segundo mais grave da escala e é emitido em “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, de acordo com o IPMA.
agitação marítima, agravamento, Alerta Laranja, Almada, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Cacilhas, chuva, Costa da Caparica, depressão Eowyn, depressão Herminia, Distrito de Setúbal, estado do mar, Instituto Português do Mar e Atmosfera, IPMA, Marinha Portuguesa, Meteo, Meteorologia, ondulação, vento