Almada | Alias Maria

O filme sobre o conflito armado colombiano pode ser visto hoje, 11 de Maio pelas 21h, no Auditório Osvaldo Azinheira na Academia Almadense

Maria é uma menina colombiana de 13 anos que, há vários anos foi recrutada por um grupo de guerrilheiros. Sem rede familiar que a apoie e com a inocência roubada desde cedo, tenta sobreviver às circunstâncias. Até que lhe é dada uma missão de extrema importância: levar o filho recém-nascido do capitão a uma povoação vizinha. Mas ninguém sabe o segredo que ela esconde: Maraa está grávida e isto está proibido na guerrilha. Durante a missão, o seu segredo é revelado e ela foge para evitar o aborto forçado.

Através dos olhos de Maria, experimentamos os devastadores resultados do conflito armado colombiano: cidades devastadas por massacres, camponeses apanhados no fogo cruzado, pais que perderam os seus filhos e crianças e jovens tentando crescer em normalidade num meio num meio onde a violência e a morte estão sempre presentes. Graças a um novo instinto interior, Maria encontrará a força para procurar uma nova vida.

O filme estreou na secção Un Certain Regard do Festival de Cinema de Cannes de 2015 onde foi também nomeado para o Melhor Filme, obteve a mesma nomeação no DocLisboa, venceu o prémio de Melhor Filme Internacional no Festival Internacional de Cinema de Haifa e também o Prémio do Juri Ecuménico no Fribourg International Film Festival.

©DR / As crianças recrutadas pelos guerrilheiros colombianos tentam sobreviver às circunstâncias.

Ficha Técnica: 

Título original: Alias María
Realização: José Luís Rugeles
Argumento: Diego Vivanco
Produção: Federico Durán
Elenco: Carmenza González, Karen Torres, Carlos Clavijo, Anderson Gomez, Lola Lagos, Julio Pachón,
Fotografia: Sergio Iván Castaño
Música: Camilo Sanabria
Edição: Delfina Castagnino
Género: Drama, Guerra
País: Colômbia, França, Argentina
Ano: 2015
Duração: 91 min.
Classificação etária: M/12

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , ,