Almada | Aqui

Teatro comunitário nos dias 10 e 11 de Fevereiro, às 21h30 no Teatro-Estúdio António Assunção

Uma manhã ainda mal nascida foi fumada por alguém que inspirou o futuro para dentro de si e expirou o passado para dentro dos outros. Depois de cumprida a noite de sempre, à hora em que outrora sobrevinha a claridade nascente da manhã, o lugar reanoitecia. Desconcertada a máquina dos dias, a noite deu lugar à noite e de novo à noite, ensombrando completamente os dias, de repente tornados uma sucessão de três noites. Felizmente, ao que parece tudo tem uma explicação.

Actos Urbanos, criado e dirigido por Joana Sabala, é um projecto de teatro comunitário e de formação teatral sediado em Almada, aberto à população em geral, que constrói e produz espectáculos inovadores a partir de textos originais, quase sempre concebidos em criação colectiva (habitualmente em colaboração com a dramaturgista Sarah Adamopoulos).

Valorizando as vivências quotidianas da urbanidade e transpondo-as de forma crítica para o processo de construção teatral, recorre a abordagens estéticas contemporâneas que se enquadram nas chamadas linguagens meta-teatrais e performativas. Focando-se no próprio processo, confere atenção particular às perspectivas criativas olhadas do ponto de vista das ciências sociais e humanas.

Reunindo grupos heterogéneos, constituídos por pessoas com ou sem experiência prévia em teatro, assume desde o início um programa que se coaduna com a natureza imponderável de um grupo cuja composição se altera de ano para ano.

O trabalho de pesquisa, exercícios teatrais e ensaios têm lugar em horário pós-laboral nos espaços [equipamento municipal cedido para o efeito, no âmbito das políticas de apoio à actividade associativa teatral] do Ponto de Encontro – Casa da Juventude de Cacilhas, e da Escola Conde de Ferreira, em Almada Velha.

As apresentações informais (ensaios públicos e ante-estreias), estreias e outras apresentações integradas no contexto de programações regulares têm tido lugar em diferentes espaços e salas de teatro de Almada, designadamente na Casa da Cerca, no Teatro-Estúdio António Assunção, no Auditório Fernando Lopes-Graça (Fórum Municipal Romeu Correia), no Cine-Teatro da Academia Almadense ou ainda no Cine-Incrível da Incrível Almadense.

©DR / Actos Urbanos, criado e dirigido por Joana Sabala, é um projecto de teatro comunitário e de formação teatral sediado em Almada, aberto à população em geral

Ficha Técnica:

Uma Produção Actos Urbanos | O Mundo do Espectáculo – Associação Cultural
Texto (a partir do conto Agosto – no prelo) e apoio à dramaturgia (em criação colectiva): Sarah Adamopoulos
Encenação e direcção de actores: Joana Sabala
Elenco: Afonso Pinto, Alexandra Pereira, Ana Rita Ferreira, Cátia Almeida, Marco Bilimória, Maria Inês Brás e Madalena Raimundo
Música original: Afonso Pinto
Desenho de luz: Tasso Adamopoulos
Design de comunicação: Alice Prestes
Produção Executiva: Joana Sabala e João Monteiro

Reservas: 212 723 660 | 962 215 929 | teaareservas@gmail.com

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , ,