Almada | Benvindo…a Vida

Um filme de Pedro Pirim em estreia nacional no Auditório Fernando Lopes-Graça, dia 4 de Abril às 21h

O documentário tem a sua estreia nacional em Almada, e Benvindo Fonseca estará presente, para uma conversa com o público após o visionamento. A entrada é livre.

Benvindo Fonseca, nascido em 1964 em Moçambique, filho de pais cabo-verdianos, com ascendência indiana e portuguesa, é um renomeado bailarino e coreógrafo. Desde cedo praticou basquete, patinagem, mas tudo mudou quando descobriu a dança já depois de se fixar em Portugal com a família, após o 25 de Abril de 1974. Ficou fascinado pela série de televisão Fama, depois integrou o Grupo Dança Jazz, então dirigido por Rui Horta, com quem trabalharia mais tarde na Companhia de Dança de Lisboa. A formação em dança decorreu em paralelo com o trabalho nas primeiras estruturas, em 1984. Benvindo Fonseca iniciou os estudos com Ana Macara (Companhia de Dança de Almada), prosseguindo-os no Conservatório Nacional e nos Cursos da Fundação Calouste Gulbenkian, com Carlos Caldas e Ulrike Caldas.

Estagiou em Londres e Nova Iorque, e trabalhou com mestres como Ruth Silk, Maggi Black, Betsy Hog e William Burnman. As audições nos Estados Unidos abriram-lhe as portas da companhia do coreógrafo e activista afro-americano Alvin Ailey (1931-1989), mas Benvindo Fonseca oreferiu o convite do director artístico do Ballet Gulbenkian, Jorge Salavisa, que lhe ofereceu o lugar de solista. Tornou-se assim no primeiro bailarino solista negro do Ballet Gulbenkian. Ao longo dos anos, trabalhou com coreógrafos como Mats Ek, Hans van Manem, Christopher Bruce, Jiri Kylian, Nacho Duato, Paul Taylor, Vasco Wellenkamp, Olga Roriz. No auge da carreira, enfrentou uma fractura na tíbia, o processo moroso de recuperação e teve de reformular a sua carreira na dança, como coreógrafo. Lutou contra o abuso de drogas e álcool, episódio que Benvindo relata de forma muito subtil e delicada durante o filme.

Co-fundou e foi director artístico do Ballet Contemporâneo de Lisboa. Assinou criações para o Teatro Nacional D. Maria II, Teatro O Bando, Teatro Experimental do Porto, Companhia de Bailado Contemporâneo, companhias de dança de Almada e Évora. No seu currículo encontram-se ainda criações para a Compañía Úrsula López, de Espanha, o Stadttheater Hildesheim e a Ópera de Berlim, na Alemanha, entre outras estruturas de Argentina, Brasil, Cuba, Estados Unidos, Itália, Grécia, México, Polónia, República Dominicana.

PUB

Com apoio familiar e motivado pela arte, superou os desafios e tornou-se uma referência mundial na dança. Benvindo…a vida é um documentário que narra a sua jornada de resistência e transformação, mostrando o poder inpirador da dança e o impacto que pode ter na sociedade.

O filme, será depois exibido em diferentes salas do país, no âmbito do dia Mundial da Dança comemorado a 29 de Abril, sempre com a presença de Benvindo Fonseca, que contará a sua história, da ascensão à superação “através da arte”, após o acidente de trabalho que o afastou dos palcos no auge da sua carreira.

A produtora do filme, Voz Futura, é uma “plataforma de impacto social” criada pelo futebolista Danilo Luiz, actual defesa do Flamengo e da selecção brasileira, que jogou no FC Porto, no Real Madrid e na Juventus. Já realizou em Portugal documentários sobre Cynthia Neimi, Marcelo Lamarca e Sarah Kilgallon, radicados no país, e também sobre Cláudia Sampaio e o colectivo Manicómio.

©DR / Benvindo Fonseca é um renomeado bailarino e coreógrafo.

Ficha Técnica:

Título original: Benvindo…a Vida
Realização: Pedro Pirim
Argumento: Pedro Pirim, Felipe Cantieri
Produção: Danilo Luiz, Voz Futura
Elenco: Benvindo Fonseca, Vasco Wellenkamp, Ana Rosamaninho, Cláudia Sampaio, Paul Seaquist, Pedro Gil Miranda de Castro, Zia Soares, Ana Lacerda, Francisco Ferreira, Maria Mira, Ricardo Henriques, Rita Carpinteiro, Sara Casal, Lucas Ribeiro, Beatriz Rosseau, Diana Rodrigues, Teresa Silva Dias, Wilson Baptista
Fotografia: Felipe Cantieri
Música: Miguel Berkemeier
Edição: Felipe Cantieri
Género: Documentário
Origem: Portugal
Ano: 2024
Duração: 100 min.
Classificação: M/

Preço: 3,00€ (desconto de 50% jovens e séniores).

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , ,