Almada | Café Memória

No Museu de Almada - Casa da Cidade, dia 11 às 10h15. Haverá também renovação do protocolo entre a CMA e o Café Memória.

O Museu de Almada – Casa da Cidade acolhe a renovação do protocolo do Café Memória, no dia 11 de Fevereiro, às 10:15h. A iniciativa conta com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros e das entidades parceiras envolvidas no projecto.

Após a assinatura do protocolo realiza-se uma sessão presencial do Café Memória Almada, dedicado ao tema “Histórias das Minhas Memórias”. A sessão tem como oradora a Presidente da CMA, Inês de Medeiros. 

Recorde-se que a CMA assinou o primeiro Protocolo de Parceria para a criação do projeto Café Memória em Almada, a 20 de Dezembro de 2016.

O objectivo do Café Memória é o de promover sessões sobre temas abrangentes na área da demência, desde a área da saúde (nutrição, cuidados prestados em situação de dependência consequente da demência, diagnósticos de demência e fases de evolução), área social, ocupacional e psicológica (direitos e respostas sociais disponíveis, propostas de ocupação e animação para pessoas com demência, o desgaste emocional das pessoas que cuidam), contando também com testemunhos pessoais de cuidadores / familiares ou de pessoas da sociedade civil com experiência de vida relevante para a discussão e reflexão sobre o tema da demência. 

Locais de encontro destinados a pessoas com problemas de memória ou demência e também familiares e cuidadores, o Café Memória é uma partilha de experiências e suporte mútuo. São dinamizados por dois técnicos com formação na área das demências, com apoio de voluntários e funcionam em sessões mensais, estruturadas, não clínicas, em espaços informais e em ambiente protegido do estigma social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento. 

O Café Memória de Almada foi criado através de um Protocolo de Colaboração entre a Santa Casa da Misericórdia de Almada (SCMA), na qualidade de entidade promotora local; a Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra, na qualidade de entidades promotoras desta iniciativa a nível nacional; a CMA e sete instituições de apoio a pessoas idosas, integradas no Grupo Concelhio para a Pessoa Idosa (GCpI).

Este é o sétimo ano de funcionamento do Café Memória de Almada e, mais duas instituições de apoio a pessoas idosas vão juntar-se ao projecto. 

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online