Almada | Céu em Chamas

Um filme de Christian Petzold, que pode ser visto no Auditório Fernando Lopes-Graça, dia 3 de Janeiro às 21h

Partilhe:

Segunda parte de uma série de obras inspirada nos quatro elementos, começada em 2020 com o aquático “Undine”.

O ambiente aquece, literal e figurativamente, na natureza e entre os seres humanos, no último filme de Christian Petzold, segundo tomo de uma trilogia inspirada nos quatro elementos, iniciada em 2020 com o aquático “Undine”.

É a vez do fogo, de um Verão quente, neste drama emocionalmente escaldante em que quatro jovens se vêem aprisionados pelas chamas florestais numa casa de férias na costa alemã do Mar Báltico. Leon e Felix tiram uns dias de férias para se concentrarem nos seus projectos artísticos. Leon (Thomas Schubert) é um escritor a passar por um bloqueio criativo enquanto tenta escrever o seu segundo livro e, Felix (Langston Uibel) é fotógrafo. O que estava planeado serem umas semanas de trabalho criativo sem interrupções, descarrila pela presença de Nadja, que também está a passar o Verão na mesma casa de férias. A temperatura eleva-se entre eles, catalisando amor e desejo, rancor e ciúme, numa combustão que ameaça consumir as suas almas sôfregas de algum tipo de libertação. 

Como no incêndio florestal que arde fora da vista dos personagens e do espectador durante a maior parte do filme, até que se manifesta de forma violenta e com consequências trágicas, este filme é habitado por paixões que ardem sem se ver, que só se dão conta quando já não há forma de escapar com os corações ilesos das suas chamas.

Tal como habitual nos seus filmes, Petzold oferece um twist dramático e inesperado no final, dando a possibilidade ao espectador de escolher, sem juízos ou moralismos, se essa pessoa encontra a redenção ou persegue no caminho da sobranceria e solidão.

“Durante a época do primeiro confinamento, estive infectado com Covid durante quatro semanas. Deitava-me com um guião ao lado e a história decorria num futuro distópico. Enquanto passava mal decidi que não iria seguir esta linha mais pesada. Queria fazer um filme sobre a vida, a juventude, as suas ambições e o mundo incrível que temos”, revelou o realizador à NPR.

“Céu em Chamas” foi o vencedor do grande prémio do júri do festival cinema de Berlim em 2023.

©DR / Tudo arde sem se ver em Céu em Chamas

Ficha Técnica: 

Título original: Roten Himmel
Realização: Christian Petzold
Argumento: Christian Petzold
Produção: Florian Koerner von Gustorf, Michael Weber, Anton Kaiser
Elenco: Thomas Schubert, Paula Beer, Langston Uibel, Enno Trebs, Matthias Brandt, Jennipher Antoni, Esther Esche, Assunta Hamm, Markus Schweiger, Ralph Barnebeck, Sven Tarnowski, Mario Fürstenberg
Fotografia: Hans Fromm
Edição: Bettina Böhler
Género: Drama, Romance
Origem: Alemanha
Ano: 2023
Duração: 103 min.
Classificação: M/12

Preço: 3,00€ com desconto de 50% para jovens e seniores

Contacto da Bilheteira do AFLG
Tel.: 212 724 922 | auditorio@cm-almada.pt
Horário: Quarta a Sábado 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h00
1 hora antes do espectáculo

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , ,