Almada | Cuidar dos cuidadores informais
Se é cuidador informal também necessita de tempo para as suas actividades pessoais e repouso. O projecto "Tempo para Si" vai ajudá-lo a ter tempo.
Os serviços de descanso do cuidador são um tipo de resposta relativamente recente em Portugal que visam proporcionar uma pausa temporária da responsabilidade de cuidar, para que o cuidador repouse e realize outras actividades ou obrigações de carácter pessoal.
“Tempo para Si” é uma resposta de parceria entre o Município de Almada, a APPACDM – Centro Quinta dos Inglesinhos, enquanto entidade gestora, e a APCAS – Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal, enquanto entidade executora, concretizado pela autarquia através de um protocolo de colaboração, estabelecido em julho de 2021.
O projecto permite o gozo de tempos de descanso e/ou lazer do cuidador informal, com recurso a uma bolsa de cuidadores formais, devidamente qualificados, que se propõem a acompanhar as pessoas cuidadas no domicílio destas.
Podem candidatar-se os cuidadores informais, que residam no concelho de Almada, que prestem cuidados a pessoa dependente, podendo ser um familiar, amigo ou pessoa próxima que assume a função de cuidador principal a tempo inteiro, desempenhando tarefas de apoio a outrem.
A candidatura poderá ser formalizada através do formulário disponível aqui.
A Câmara Municipal de Almada é uma das 24 autarquias seleccionadas para integrar a 1.ª edição da rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais com o projecto Tempo para si.
A rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo ou formalmente por municípios e freguesias nesta área, em Portugal, através da atribuição de selos de mérito.
Para mais informações
Quinta dos Inglesinhos, Pera de Baixo
Telefone: 212 945 530
TM: 965009971
Email: dir.qi@appacdm-lisboa.pt