Almada | Cinema “Funny Boy”

Para ver no Aditório Fernando Lopes-Graça dia 24 às 16h

Esta é a história de um menino gay tâmil, Arjie (interpretado na infância por Arush Nand e na juventude por Brandon Ingram), nos anos 1970 e 80, tendo como pano de fundo as tensões que aumentam entre tâmiles e a maioria cingalesa. Na primeira metade do filme existem algumas cenas emocionantes com um pequeno Arjie intrigado, que se esforça por compreender o porquê dos meninos não poderem usar batom e brincar às noivas.

Arjie é um menino de oito anos de uma família privilegiada, mas as suas tias chamam-lhe “um menino estranho” – ou como o seu primo diz, “um maricas”. O seu pai está sempre decepcionado porque o filho não se interessa por críquete. Apenas a sua tia muito viajada, Radha (Agam Darshi), o entende, pintando-lhe as unhas dos pés de vermelho em segredo e levando-o ao teatro.

De vez em quando, o director Deepa Mehta troca o jovem Nand pelo actor que interpreta o adolescente Arjie (Ingram), e o Arjie mais velho torna-se um espectador da sua própria infância, assistindo emocionado.

O romance entre o jovem Arjie, com o coração totalmente exposto e seu primeiro amor, um menino cingalês que conhece na escola, é o cenário para falar sobre a poibição de sentimentos entre pessoas do mesmo sexo no Sri Lanka. Ainda hoje a homesexualidade continua a ser um crime punido por lei com anos de prisão neste país. Não existe muito conflito sectário como barulho de fundo – o enredo acumula-se até aos assassinios de Julho de 1983, o início da guerra civil. A história é assim contada de forma bastante suave em termos históricos.

Realizado por Deepa Mehta

Com Brandom Ingram, Rehan Mudannayake, Agam Darshi, Arush Nand

Entrada livre com levantamento de bilhete obrigatório

M/14
Duração: 1h49
Género: Drama
Origem: Canadá, Estados Unidos, Índia, Sri Lanka

Contacto da Bilheteira do AFLG
Tel.: 212 724 922 | auditorio@cm-almada.pt
Quarta a Sexta, das 14h30 às 18h00
Sábado das 15h00 às 18h00
1 hora antes do espetáculo.

, , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online