Almada | Cinema pela Palestina
"Infiltrados", de Khaled Jarrar, é exibido às 21h no Espaço Acome
Sábado, dia 2 de Novembro é dia de Cinema pela Palestina em todo o mundo. Almada é uma das 11 cidades portuguesas que se juntam a esta iniciativa, que acontece em mais de 50 países. Pelas 21h é exibido o documentário “Infiltrados”, de Khaled Jarrar, no Espaço Acome, na Rua Capitão Leitão 16. A entrada é livre.
No aniversário da Declaração de Balfour, e num esforço para amplificar as vozes palestinianas, irão ocorrer em várias partes do mundo projecções de cerca de 250 filmes, da e sobre a Palestina, englobadas no festival Palestine Cinema Days, que este ano se celebra fora da Palestina, devido à guerra.
Almada, Angra do Heroísmo, Aveiro, Beja, Braga, Famalicão, Faro, Lisboa, Setúbal, Porto e Castelo Branco, são as cidades portuguesas que acolhem o Cinema pela Palestina.
Para os palestinianos, tentar viajar da Cisjordânia para Jerusalém é uma viagem que se tornou quase impossível, devido aos postos de controlo e às autorizações restritas. Para os que querem reunir-se com os seus entes queridos e familiares doentes, ir ao hospital para tratamento médico, ou rezar na mesquita de Al Aqsa, isso é muitas vezes um sonho distante. Alguns desistiram da rota tradicional e, em vez disso, são ajudados a atravessar por contrabandistas que cobram uma taxa simbólica para os levar a Jerusalém.
O documentário “Infiltrados” é um road movie, que segue os esforços diários do povo palestino para atravessar o imenso labirinto que separa os seu território de Israel. Usando um estilo observador, que tenta não tecer comentários sobre a acção, o filme gera um enorme sentimento de urgência, envolvendo o espectador nas sucessivas tentativas de ultrapassar os postes de controlo.
Haled Jarrar trabalha com fotografia, vídeo e performance como meios de reflexão sobre questões de conflito, nacionalidade, lar e pertença. Baseado em Ramallah, Jarrar ganhou destaque com sua exposição de 2007, “At the Checkpoint”, que foi colocada à vista dos soldados israelitas no posto de controle de Howarra e Qalandia. O seu trabalho fez parte de inúmeras exposições individuais internacionais, na Ayyam Gallery, em Londres (2013); Galerie Guy Bartschi, em Genebra (2013); Galerie Polaris, em Paris (2012); Galeria Al-Mahatta, em Ramallah (2009); e na Academia Internacional de Arte Palestina, em Ramallah (2007); bem como de exposições colectivas. Aquando da sua exposição “Here and Elsewhere”, no New Museum, em Nova Iorque, em 2014, foi-lhe negado o visto de saída pelas autoridades israelitas, não estando presente na sua inauguração. O seu documentário, “The Infiltrators” (2012), ganhou diversos prémios no 9º Festival Internacional de Cinema do Dubai.
A organização é da Film Lab Palestine e da Acome – Associação Cultural O Mundo do Espectáculo, em colaboração com o Colectivo pela Libertação da Palestina.
Ficha Técnica:
Título Original: The Infiltrators
Realização: Khaled Jarrar
Produção: Mohanad Yaqubi, Sami Said, Khaled Jarrar
Fotografia: Khaled Jarrar
Edição: Gaëtan Harem
Som: Carl Svensson
Género: Documentário
Origem: Palestina, Líbano, Emirados Árabes Unidos
Ano: 2012
Duração: 70 min.