Almada | Concerto de Ano Novo traz óperas famosas ao TMJB
Orquestra Costa Atlântica actua na Sala Principal do Teatro Municipal Joaquim Benite, a 3 de Janeiro pelas 21h
Cabe à Orquestra Costa Atlântica (OCA) o primeiro espectáculo de 2025, do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), a 3 de Janeiro pelas 21h, com o habitual Concerto de Ano Novo. A direcção musical é de Luís Miguel Clemente, e conta com a soprano Marina Pacheco e o tenor Sérgio Sousa Martins. O concerto já se encontra esgotado.
O programa com que este ano o TMJB celebra o Novo Ano consiste numa gala de ópera, preenchida com árias, duetos e números orquestrais retirados de obras famosas, como a Turandot e Gianni Schicchi, de Puccini; O barbeiro de Sevilha, de Rossini; Don Pasquale, de Donizetti; Romeu e Julieta, de Gounod, ou os Contos de Hoffmann, de Offenbach. Mas o ‘herói’ da noite será sem dúvida Verdi, pois ouvir-se-ão excertos de seis das suas mais famosas criações: La traviata, Rigoletto, O trovador, Baile de máscaras, As vésperas sicilianas e Aïda. Haverá ainda espaço para uma ‘piscadela de olho’ à Viena dos tradicionais concertos de Ano Novo, com um galope (dança rápida) de Johann Strauss II.
Marina Pacheco, antiga premiada do Prémio Jovens Músicos, é hoje um dos valores mais seguros entre as cantoras líricas portuguesas. Dedica-se tanto à ópera, à oratória e ao repertório de concerto, como à canção de câmara e à música actual. Já gravou quatro CDs, dos quais três dedicados ao repertório português.
Sérgio Sousa Martins alicerçou o seu percurso musical no Porto, primeiro no Conservatório, depois transitando para a ESMAE. Em 2016, ingressou no Coro da Casa da Música. Em Lisboa, apresenta-se com regularidade em produções operáticas no Teatro de São Carlos.
A Orquestra da Costa Atlântica é uma formação criada em 2015 pela gestora e clarinetista Ana Carolina Capitão, e pelo maestro Luís Miguel Clemente, seu director artístico e maestro titular, tendo sede em Esposende. O projecto OCA também ‘alberga’ o Festival Internacional de Música de Portel e a Academia Internacional de Direcção de Orquestra. Recentemente, a OCA empreendeu uma digressão pela República Popular da China, na qual contou com os dois cantores líricos, a soprano Marina Pacheco e o tenor Sérgio Sousa Martins, que apresenta agora em Almada.
Ficha Técnica e artística
Orquestra Costa Atlântica
Concerto de Ano Novo
Direcção Musical: Luís Miguel Clemente
Soprano: Marina Pacheco
Tenor: Sérgio Sousa Martins
Duração: 1h30
Classificação: M/6
Pingback: CTA apresenta Programação do TMJB para 2025 - Almada online