Almada | Há Música na Cerca com Cabrita Trio
O renomeado saxofonista João Cabrita toca no Anfiteatro do Jardim Botânico, no ciclo Concertos ao Pôr do Sol
Dia 30 de Setembro, pelas 21h30, acontece o 6º concerto do ciclo Há Música na Cerca – Concertos ao Pôr do Sol, com Cabrita Trio. A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço do Anfiteatro do Jardim Botânico.
Este é um projecto a solo de João Cabrita, saxofonista amplamente reconhecido no panorama musical nacional que, como músico, compositor e director musical, tem uma carreira de 30 anos feitos de colaborações em discos e presenças em palco. Nestes 30 anos João Cabrita acompanhou nomes maiores do universo da música portuguesa, dos mais variados géneros, que vão do jazz ao rock ou à electrónica, atravessando o universo pop-rock, como por exemplo Susana Félix, Zeca Baleiro, Caetano Veloso, Rui Veloso, Vitorino, Martinho da Vila, Cool Hipnoise, Paulo de Carvalho, Jorge Palma, Orelha Negra, Virgem Suta, D.A.M.A., X- Wife, Selma Uamusse, entre outros.
O primeiro grupo a que se ligou foi aos Sitiados, na primeira metade dos anos 90, vindo depois a integrar grupos como os Cool Hipnoise, Kussondulola, Despe e Siga, os Assessores (banda que acompanha Sérgio Godinho), Cacique 97, Virgem Suta, Cais do Sodré Funk Connection ou, a liderar a Royal Orquestra das Caveiras que acompanhou os Dead Combo. Por ter tocado com músicos como Sérgio Godinho ou Legendary Tigerman, trouxe em 2020 para o seu primeiro disco a solo “Cabrita, músicos como Sam The Kid, os ex-Sitiados Sandra Baptista e João Marques, Milton Gulli (Cacique 97), João Gomes (Cais do Sodré Funk Connection), Gui (saxofonista dos Xutos), Selma Uamusse, Legendary Tigerman ou Tó Trips.
O seu primeiro álbim a solo foi distinguido por vários meios e jornalistas como um dos melhores discos do ano. No início de 2022 começou o projecto “Cachorro sem Dono”, com Stereossauro e, este ano prepara a chegada do seu novo álbum a solo em Novembro.
É como artista em nome próprio que se apresenta na Casa da Cerca em trio, com dois músicos com os quais já toucou anteriormente. Com ele no saxofone, estarão João Rato nos teclados e João Pinheiro na bateria.
O programa Há Música na Casa da Cerca, agora na sua 9.ª edição, é desenvolvido desde 2015 pela Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea em parceria com a PontoZurca – editora e produtora discográfica. Realiza-se anualmente em vários espaços da Casa, apresentando uma selecção musical eclética nos formatos Música nas Exposições e Concertos ao Pôr do Sol.