Almada | Jornadas Europeias da Arqueologia
Duas visitas guiadas e uma oficina destinada a famílias, são as propostas que marcam a efeméride no concelho em 2024
De 14 a 16 de Junho, à semelhança dos anos anteriores, Almada celebra as Jornadas Europeias de Arqueologia. Todas as iniciativas são gratuitas, mas necessitam de inscrição prévia.
No dia 14 às 18h, realiza-se uma visita guiada ao Sítio Arqueológico da Quinta do Almaraz, na companhia dos arqueólogos municipais. Poderá ficar a saber a história do local e o que descobriram até agora, num sítio onde o acesso é condicionado a agendamento prévio ou a programação de actividades de educação patrimonial e divulgação, como é o caso. Povoado no 1º milénio a.C por fenícios, no decorrer das suas viagens para Ocidente, e com uma localização privilegiada numa plataforma sobranceira ao rio Tejo, a Quinta do Almaraz, é um dos mais importantes sítios arqueológicos da região, e encontra-se classificado como Sítio de Interesse Público. Aproveite e aprecie a vista desafogada que o local tem para Lisboa e para a foz do Tejo. A guia desta visita, que tem uma duração aproximada de 90 minutos, é a arqueóloga Ana Olaio.
No Sábado pelas 16h, terá lugar mais uma edição da “Oficina de Arqueologia Experimental: Pequenos Arqueólogos em Acção”, destinada a famílias com crianças com idade superior a 6 anos. Os mais pequenos vão poder ser arqueólogos por um dia e participar numa escavação arqueológica simulada, no jardim da Casa da Cidade. Será uma grande aventura orientada por João Valente, também com uma duração de cerca de 90 minutos.
Domingo às 16h, acontece uma visita guiada às Salgas Romanas de Cacilhas, com Telmo António, arqueólogo da Câmara Municipal de Almada (CMA). As salgas eram parte de um complexo fabril que funcionou a céu aberto, e que se estima ter sido contruído no século I d.C. São também o mais importante testemunho da presença romana no concelho de Almada.
As inscrições prévias são obrigatórias, e podem ser feitas através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt
Um pouco de História
Desde 2010, o Ministério da Cultura francês confiou ao Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (INRAP) a coordenação e e promoção das Jornadas Nacionais de Arqueologia (JNA). Em 2019 as JNA, que até aí se realizavam apenas em França, passaram a incluir a Europa. Dezassete países participaram pela primeira vez. Em 2020, as JNA passaram a ser denominadas Jornadas Europeias da Arqueologia. A abertura do evento à Europa manteve-se, com a participação de 28 países na edição de 2020 e cerca de 500 organizadores europeus diferentes. Em Portugal o organizador das Jornadas Europeias de Arqueologia é o Património Cultural, I.P.
A edição de 2024 das JAE comemora-se entre 14 e 16 de Junho, com uma programação temática em torno da alimentação na arqueologia, onde todas as entidades ligadas a esta área são convidadas a mobilizar-se, para dar a conhecer ao público os tesouros do património arqueológico e os seus bastidores.
As Jornadas Europeias da Arqueologia (JAE) convidam o público a olhar para o passado e a explorar os vestígios materiais das sociedades desde a Pré-história. Na Europa, são 47 os países que se associam à estas celebrações, através da organização dos mais variados eventos.
Os seus grandes objectivos são: sensibilizar os cidadãos europeus para a riqueza e a diversidade cultural da Europa; aumentar a visibilidade da arqueologia junto dos diferentes públicos e dos meios de comunicação; sensibilizar o público em geral e as autoridades políticas para a necessidade de protecção do património arqueológico; permitir aos diferentes públicos a apreensão do mosaico das culturas europeias; atrair novos públicos não habituados a visitar os locais onde se practica a arqueologia; promover junto do público toda a linha de intervenção da arqueologia, “desde a escavação até ao museu”; promover a partilha de conhecimentos entre os profissionais da arqueologia e os cidadãos europeus.
Almada, Arqueologia, arqueólogos, Cultura, Efeméride, história, Institut National de Recherches Archéologiques Préventives, Jornadas Europeias da Arqueologia, oficina, Património Cultural I P, Sítio Arqueológico da Quinta do Almaraz, visitas guiadas