Almada | Mês da Saúde Mental

Uma programação municipal com actividades que contribuem para a sua manutenção

A Câmara Municipal Almada (CMA), dedica pela primeira vez o mês de Outubro à Saúde Mental, com actividades de contacto com a natureza, em família, teatro, cinema, cultura, actividade física, lazer, caminhadas, meditação, debates, e outras iniciativas.

A programação foca-se em actividades protectoras e promotoras de saúde mental, muitas das quais o Município de Almada disponibiliza gratuitamente, ao longo de todo o ano. São propostas que contribuem para a manutenção da saúde mental ao longo do ciclo de vida, e que vão ao encontro à Estratégia Municipal de Saúde de Almada 2024-2030

Da programação destacamos a iniciativa “Saúde + Perto”, que decorre de 2 a 4 de Outubro, das 18h às 21h, na Praça da Natureza, no piso 0 do Almada Forum. Promovida pela Comissão de Internos da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS), com quem a população poderá esclarecer as suas dúvidas sobre saúde. O objectivo é aproximar os profissionais de saúde e a comunidade, e aumentar a literacia em saúde. A iniciativa contará com a presença de profissionais de diferentes áreas, como nutrição, psicologia, enfermagem, entre outras, mas também de diversas especialidades médicas e cirúrgicas.

Dia 15 entre as 9h e as 16h, acontece um encontro aberto à população sobre a temática “Trauma Psicológico, comportamentos aditivos e dependências”. Nele estão incluídas uma mesa redonda, e a apresentação dos resultados de um estudo sobre o tema, que envolveu técnicos de diversas áreas.

A Associação de Oficiais das Forças Armadas, na Trafaria, acolhe no dia 22 de Outubro pelas 15h, uma conversa sobre transsexualidade, sob o nome “Conversa sobre Trans(formação)”, aberta à comunidade, com técnicos experientes, e com testemunhos na primeira pessoa e de também de familiares de transsexuais.

Paralelamente à programação, serão colocados na via pública e nos equipamentos municipais, espelhos e autocolantes com o lema “Já cuidaste da tua saúde mental hoje?”, que interpelam a um olhar sobre si próprio, e à reflexãoo sobre a importância do autocuidado. Será ainda distribuída à população “A minha Estratégia Municipal de Saúde Almada 2024-2030”, para que possam colocar a saúde mental na sua agenda diária e de vida.

Consulte o programa completo aqui.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , ,