Almada | Singularidades

Concerto de João Novais, no dia 28 de Março pelas 21h, no Auditório Fernando Lopes-Graça

Singularidades, é o título que do primeiro álbum em nome próprio do almadense João Novais e, que este aporesenta hoje à noite em Almada.

O contrabaixista, também compositor, João Novais sobe ao palco do Auditório Fernando Lopes-Graça na companhia de Otto da Casa de Pereira no violino e, André Miguel Santos na guitarra clássica. Apresentam um conjunto de cinco composições originais, cujo ponto de partida foi o exercício de re-harmonizar canções do repertório da música tradicional portuguesa.  

“A tradição como visão do mundo, ou o seu inverso, a visão do mundo enquanto olhar sobre o conjunto de tradições. Existe uma quase ambivalência que me atrai nesta dialética, por um lado, a visão do mundo enquanto conjunto de tradições, por outro, a impertinência de que uma visão singular do mundo, se pode tornar tradição.” , explica João Novais.

João Novais, músico, contrabaixista, compositor, arranjador e professor, nasceu em 1982 na cidade de Almada. Na década de 1990 envolve-se na música e dedica-se exclusivamente a esta arte, iniciando o seu percurso de formação em música clássica e jazz.  O contrabaixo torna-se o seu instrumento de eleição e desde então dedica-se exclusivamente a este. Enriqueceu a sua formação com diversos artistas, tais como: Fernando Flores, Massimo Cavalli, Bernardo Moreira, Nelson Cascais, João Panta Nunes, Romeu Santos, entre outros. Licenciou-se  em Música, no Ramo Jazz e, em Educação Musical para o Ensino Básico. Actualmente divide o seu tempo entre a pedagogia, o instrumento, e projectos artistiscos.

Os bilhetes para o concerto têm o preço de 8€ e podem ser adquiridos na bilheteira do auditório. O espectáculo está classificado para maiores de 6 anos.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , ,