Almada | SMAS apoiam movimento H2OFF

Movimento H2OFF - Hora de fechar a torneira, regressa pela terceira vez no Dia Mundial da Água

O desafio é simples: fechar a torneira por uma hora, sem qualquer consumo de água, entre as 22h00 e as 23h00 do dia de hoje, 22 de Março, num gesto deliberado e consciente. Uma medida à qual todos os almadenses se podem associar neste Dia Mundial da Água.

Promovido pela Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, o movimento H2OFF – Hora de fechar a torneira, tem como objectivo motivar a mudança consciente de comportamentos sobre o uso correcto e eficiente da água, incitando a protecção e preservação da mesma.

Os SMAS de Almada no seu site apelam a que os almadenses se associem a este movimento assinalando assim o Dia Mundial da Água, que a Organização das Nações Unidas (ONU), definiu este ano ter como tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”

Usar a água com inteligência e responsabilidade é uma necessidade imperativa para a garantia de um futuro sustentável no actual contexto de alterações climáticas. É fundamental falar na valorização da água e no uso consciente, e promover a reflexão sobre o tema é uma responsabilidade de todas as entidades. Foi com este propósito que surgiu em 2021 o Movimento H2OFF que, assinalando as celebrações alusivas ao Dia Mundial da Água, pretende motivar a mudança de hábitos em prol da preservação e sustentabilidade deste recurso vital.

As edições anteriores contaram com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, bem como com o envolvimento de figuras públicas (denominadas de Embaixadores), comunidade escolar e de todas as pessoas que quiseram participar, o que fez com que o movimento se repercutisse com sucesso em todo o país, incluindo ilhas.

Convicta da relevância deste movimento de cidadania, que se pretende que contribua para a valorização da água através de uma acção mediática e de sensibilização a nível nacional, e quiçá internacional, a APDA volta a desafiar empresas, instituições, escolas e todos os interessados a juntarem-se na edição de 2023 do H2OFF. 

Feche a torneira a 22 de Março, às 22 horas. A adesão ao movimento é simples e voluntária. 

, , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online