Almada | Terror durante o fim-de-semana

O terror regressa ao Auditório Fernando Lopes-Graça, nos dias 29 e 30 de Outubro, com o MOTELX

O terror regressa ao Auditório Fernando Lopes-Graça, nos dias 29 e 30 de outubro, com o MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. A programação conta com um conjunto de curtas nacionais e internacionais presentes nas últimas edições do Festival e ainda cinema pouco “assustador” para os mais novos.

Ao longo dos anos o festival tem conquistado um posicionamento relevante dentro dos festivais de cinema de género, tornando-se num dos eventos culturais mais esperados em Lisboa. Desde a sua primeira edição em 2007, o MOTELX tem exibido os melhores e mais recentes filmes de terror provenientes dos quatro cantos do mundo, assim como grandes clássicos em retrospectivas e homenagens com a presença dos maiores nomes do cinema de terror mundial.

A programação do Festival está agrupada em diversas secções, que incluem longas-metragens mais recentes, curtas, retrospectivas, cinema infantil e documentários.

Programação: 

29 Outubro (Sábado)

11h00 |  Sustos Curtos (62′) 
Swirly (4′), I See You (9′), Warm Welcome(1′), Death With Interruptions (2′), Médico de Monstro (11′), Me a Monster (6′), Fáros (3′), Marcellas (2′), Big Game(6′), Danse Macabre (1′), A Curious Music Box (3′), The Fall (3′), Ovation (4′), Eaten (7′) 

17h00 | Mutant Blast 
Com presença do realizador Fernando Alle
Depois de várias experiências científicas que correram terrivelmente mal, o mundo depara-se com o apocalipse. Milhões de pessoas foram transformadas em “zombies” que percorrem as ruas em busca de seres humanos para se alimentar. Agora, a sobrevivência da Humanidade parece estar nas mãos de três heróis inesperados: Maria, que em tempos pertenceu ao exército; TS-347, um homem com força sobre-humana; e Pedro que, para além dos problemas óbvios, ainda se debate com uma ressaca descomunal resultante de uma noite para esquecer. 

21h00 |  Laranjas Sangrentas
De Jean-Christophe Meurisse
Baseada em histórias reais, esta comédia negra, realizada e escrita pelo actor e encenador Jean-Christophe Meurisse, é uma satíra à sociedade francesa. Entre as personagens retratadas estão um casal de reformados atolados em dívidas que, para não perder a casa, tenta ganhar um concurso de dança; um ministro suspeito de fraude; e uma jovem adolescente que se depara com um maníaco sexual. Seleccionado para competir no Festival de Cinema de Cannes, “Laranjas Sangrentas” foi o filme vencedor do Prémio do Público na edição de 2021 do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.

30 Outubro (Domingo)

11h00 | Pluft, o Fantasminha
Adaptado da peça homónima de Maria Clara Machado (que deu origem à minissérie de televisão da TV Globo do mesmo nome), “Pluft, o Fantasminha” conta a história de Maribel, que é raptada pelo pirata malvado Perna-de-Pau, cuja ambição é encontrar o tesouro do Capitão Bonança Arco-Íris, falecido avô da menina. Enquanto espera pela ajuda de Sebastião, João e Juliano, três marinheiros trapalhões, amigos do Capitão, Maribel esconde-se num sótão e conhece uma família de fantasmas, acabando por fazer amizade com Pluft, um fantasminha amoroso que tem medo de pessoas. 

17h00 | Antestreia do film “The Medium”
De Banjong Pisanthanakun
Uma equipa de documentaristas segue Nim, uma xamã de Isan, a região Norte da Tailândia, que procura ajudar a sua sobrinha Mink a livrar-se de uma entidade maligna que tem vindo a atormentá-la. Na esperança de captar a passagem da linhagem xamã à próxima geração, os documentaristas seguem-nas, mas o comportamento de Mink torna-se cada vez mais bizarro. Através de filmagens perturbadoras, este mockumentary explora a demonologia tailandesa, onde deuses e demónios convivem desconcertantemente. “The Medium” marca o regresso do cinema de Banjong Pisanthanakun ao MOTELX que, na edição de 2008, recebeu a história de fantasmas “Alone”, uma co-realização com Parkpoom Wongpoom.

21h00 | A Empregada
De Lee Thongkham
Joy, uma adolescente, chega a Banguecoque para trabalhar como empregada doméstica. Precisa urgen- temente de dinheiro para ajudar os seus pais que atravessam momentos difíceis na sua terra natal. Os seus patrões, o casal de idosos Sr. e Sra. Nawut, parecem bondosos e simpáticos. A sua filha Nid, com deficiência mental, também gosta de Joy imediatamente. Entre limpar a casa e ajudar os Nawut no local de trabalho, Joy testemunha atividades paranormais estranhas à noite e também tem pesadelos vívidos. Descobre que havia uma empregada antes dela, entretanto falecida, chamada Ploy.

O preço dos bilhete é 2€, com desconto de  50%, para público jovem e sénior.

Pode comprar o seu bilhete aqui

, , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online