Autárquicas 2025: Tomada de posse do executivo, assembleia municipal e juntas de freguesia

Todos os eleitos a 12 de Outubro tomam posse até 6 de Novembro

Partilhe:

Os almadenses escolheram a 12 de Outubro quem os iria representar na Câmara Municipal de Almada (CMA), na Assembleia Municipal de Almada (AMA) e nas várias uniões de juntas de freguesia do concelho. Durante os próximos dias, há cerimónias de tomadas de posse que marcam o início do novo ciclo autárquico, com mandato para os anos 2025-2029.

A inaugurar as tomadas de posse esteve a Junta da União de Freguesias da Caparica e Trafaria (JUFCT), que tomou posse ontem, dia 29 de Outubro, numa cerimónia no Auditório da Escola Secundária do Monte da Caparica. Sandra Chaíça mantém-se na presidência, e afirmou na ocasião, que este seria um mandato “marcado pelo compromisso de continuar a servir a população, promovendo o desenvolvimento e bem-estar das freguesias de Caparica e Trafaria.” Nesta união de freguesias o PS obteve 27,75% da votação, seguido de perto pelo Chega com 25,09%, com uma diferença de 268 votos. A CDU obteve 20,49% dos votos, o PSD 25,29%. Inês de Medeiros (presidente da CMA), Filipe Pacheco (vereador da CMA), Francisca Parreira (vereadora da CMA), Sandra Krausse (eleita presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica), Pedro Matias (re-eleito presidente da União de Freguesias da Charneca da Caparica e Sobreda); José Ricardo (ex-presidente da Junta da Costa da Caparica) e Maria D’Assis (re-eleita presidente da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas), marcaram presença na cerimónia.

No dia 30, às 21h, no Grande Auditório da Egas Moniz School of Health & Science, no Monte da Caparica, tomam posse o Executivo Municipal e a Assembleia Municipal de Almada. Inês de Medeiros será novamente presidente da CMA pelo PS, que obteve 22.443 votos (29,10%), elegendo quatro vereadores, menos um que no mandato anterior. Foram eleitos Ivan Gonçalves, Filipe Pacheco e Francisca Parreira. A Coligação Democrática Unitária (CDU) obteve 20,61% das votações (15.899 votos) e elegeu três vereadores, também menos um que no mandato anterior. Foram eleitos Luís Palma, António Matos e Helena Azinheira. O PSD elegeu mais um vereador, ficando com dois no total, obtendo 19,36% da votação (14.936 votos). Foram eleitos Hélder Sousa Silva e Paulo Sabino. Hélder Sousa Silva renunciou ao mandato e regressou a Bruxelas. A novidade deste acto eleitoral foi o Chega ter eleito dois vereadores com 18, 24% (14.067 votos), sendo eles Carlos Magno e Nuno Mendes. A extrema direita entra em dupla no executivo municipal de Almada, igualando em número os vereadores do PSD.

Na Assembleia Municipal de Almada, João Couvaneiro (PS) venceu a presidência da mesa, obtendo o PS 27,17% da votação (20.978 votos), e elegendo 10 deputados municipais. Foram eleitos Débora Rodrigues, Ivo Almeida, José Leitão, Ana Paula Silva, Sérgio Bastos, Henrique Almeida, Maria Palma, João Santos e Marta Santos. A bancada rosa perdeu três deputados neste novo ciclo. A CDU obteve 19,6% da votação (15.183 votos), elegendo sete deputados, também menos três que no mandato anterior. Foram eleitos Maria Pardal, José Lourenço, Nuno Terenas, Ana Margarida Carvalho, João Geraldes, Ana Luísa Carvalho e Vasco Gonçalves. O Chega ao obter 19,14% (14.775 votos), passou de dois deputados municipais a sete. Foram eleitos Patrícia Carvalho, Mário Pracana, Inês Silva, Isabella Baltazar, Luís Cordeiro, Maria de Almeida e Bruno de Brito, tendo sido o partido que mais aumentou a sua bancada municipal. O PSD com 18,54% (14.318 votos), viu a sua bancada duplicar de três para seis deputados, sendo eles Ana Lopes, Luís Durão, Miguel Salvado, Lina Gonzalez, Miguel Pais e Bruno Ribeiro. Apesar disso, os sociais democratas passaram a ser a quarta força política no total das votações, quando anteriormente se encontravam em terceiro lugar, ex aequo com o BE. A coligação “Almada em Comum” obteve 5,94% (4.588 votos), elegeu 2 deputados. Anteriormente e sem coligação o BE tinha três. Os eleitos são Jefferson Oliveira (BE) e Geiziely Fernandes (Livre). A IL estreia-se na Assembleia Municipal com 4% (3.092 votos) e elege Marta Pereira. O PAN com 2,23% (1.718 votos) e o CDS-PP com 0,80% (617 votos), não elegeram deputados neste mandato. Pode ver a cerimónia neste link.

No dia 31 de Outubro pelas 20h30, terá lugar a tomada de posse e a primeira assembleia de União de Freguesias da Charneca da Caparica e da Sobreda (UFCCS), que se realiza no auditório do seu edifício sede.

A 2 de Novembro, às 15h30 é a vez da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas (UFACPPC), na sala Pablo Neruda do Fórum Romeu Correia.

A Junta de Freguesia da Costa da Caparica (JFCC) toma posse a 3 de Novembro, pelas 21h30, no Auditório Costa da Caparica.

Finalmente a 6 de Novembro pelas 21h, será a vez da União das Juntas de Freguesia do Laranjeiro e Feijó (UJFLF), no edifício sede do Feijó.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , ,