Cacilhas inaugurou Espaço Cidadão
Na Junta de Freguesia de Cacilhas pode aceder a 69 serviços de 15 entidades
A inauguração do novo Espaço Cidadão, aconteceu no dia 20 de Junho, na Junta de Freguesia de Cacilhas. Estiveram presentes Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Juventude e Modernização; Maria D’ Assis, presidente da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas (UFACPPC); a vice-presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Teodolinda Silveira; Ivan Gonçalves presidente da Assembleia Municipal de Almada (AMA); e outros autarcas locais.
Quem se deslocar à Junta de Freguesia de Cacilhas já pode pedir a chave móvel digital, a renovação do Cartão de Cidadão, da carta de condução, ou qualquer outro dos 69 serviços de 15 entidades, disponibilizados no novo Espaço Cidadão.
O novo espaço cidadão centraliza diversos serviços públicos e privados num único balcão, facilitando o seu acesso à população local. A iniciativa, visa descentralizar e agilizar o atendimento, reunindo serviços de diferentes entidades da administração central, local e de entidades privadas, com actividade de interesse público, num único balcão mais próximo das populações locais.
Situado na Rua Liberato Teles, este novo Espaço Cidadão permite que os munícipes possam tratar de assuntos como a Carta de Condução, Caderneta Predial, pedir uma nova senha à Autoridade Tributária, apresentar despesas à ADSE, assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-factura, entre muitos outros.
“A aproximação das pessoas aos serviços é muito importante, especialmente num concelho com 132 nacionalidades diferentes e 18 mil migrantes, populações que têm dificuldades acrescidas”, afirmou Teodolinda Silveira.
É também para os idosos desta área que este serviço se direcciona, uma vez que “Cacilhas tem uma grande concentração de população mais envelhecida”, disse Maria D’ Assis.
A ministra da Modernização, destacou Almada como “um bom exemplo” a seguir ao nível nacional. “Queremos fazer de Almada um bom exemplo para outros concelhos. Das cinco juntas de freguesias há já espaços [cidadão] em todas e isto é muito importante.” A evolução das novas tecnologias não pode “criar novos excluídos”. Este tipo de espaços “é o que nos permite aproximar as pessoas e não deixar ninguém para trás”, acrescentando ainda a ministra, que “o cidadão que se sentar naquela cadeira, num único sítio tem acesso a serviços de 15 entidades e isto é muito importante porque permite facilitar a relação entre as pessoas e o Estado”. A partir de hoje, existem, “890 espaços cidadão e não vamos ficar por aqui, o objectivo é alargar e colocar espaços cidadão em todas as freguesias de todos os concelhos”, concluiu Margarida Balseiro Lopes.
Este é o segundo espaço cidadão a surgir pela iniciativa das uniões de freguesia, e o executivo municipal está confiante na futura obra de construção da Loja do Cidadão, na Romeira, prometido há muitos anos.
AMA, cidadãos, entidades, Espaço Cidadão, Estado, inauguração, Ivan Gonçalves, Junta de Freguesia de Cacilhas, Margarida Balseiro Lopes, Maria D'Assis, Ministra da Juventude e Modernização, munícipes, Proximidade, Serviços, Teodolinda Silveira, ufacppc